Em ação realizada na última semana, pela Prefeitura de Torres nas Praias do Sul do município, foram fechados mais de 20 acessos clandestinos para veículos adentrarem nas areias torrenses. Segundo a municipalidade, estes em geral são abertos por particulares, para adentrar irregularmente a faixa de areia de Torres. Lembrando que o acesso de veículos é proibido ao público geral nas praias da cidade.
Conforme Rodrigo De Rose da Silva, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, é muito importante a participação da população nesta tarefa de buscar despertar a percepção e consciência da comunidade e visitantes para os riscos envolvidos neste ato, aparentemente passivo. “Diversas ações em conjunto com as associações das Praias do Sul também são realizadas e isto vem trazendo excelentes resultados. Todas as associações têm sido parceiras e atuando, conjunta e isoladamente neste objetivo coletivo da sociedade”, complementa Rodrigo.
Proibido o trânsito de veículos nas areias das praias
A Prefeitura de Torres, por meio de licença ambiental junto a FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), executa no município o “MANEJO DE CONFLITOS DE URBANIZAÇÃO, CAMPOS ARENOSOS E DUNAS”, documento que dá as diretrizes para a ocupação e usos humanos em uma área delimitada na região costeira. Esta licença prevê, por exemplo, a implementação e manutenção periódica das passarelas, remoção de espécies exóticas de vegetação em faixa de dunas, controle de acessos de veículos a faixa de praia, entre outras ações.
Em relação ao acesso e uso de veículos a faixa de praia (e com a chegada do verão e aumento no número de visitantes), a municipalidade evidencia que é PROIBIDO o trânsito de veículos particulares nas areias das praias de de Torres , seguindo legislação estadual. “O trânsito na faixa de areia atualmente é proibido devido questões ambientais e de segurança, é necessário disseminarmos esta informação aos moradores e visitantes, possibilitando que cada um de nós se torne agente multiplicador na busca pelos cuidados com a vida humana e meio ambiente”.
A proibição de veículos objetiva minimizar o atropelamento de microfauna que mantém a cadeia alimentar de diversas aves marinhas, a contaminação da areia por óleo dos veículos e o intenso uso que gera resíduos. “Porém, é no aspecto da segurança que este ato deve ser ainda mais pensado e respeitado, pois além dos riscos diretos de atropelamentos pelo trânsito de veículos, é fundamental que este ambiente (faixa de praia) esteja o mais livre possível de barreiras para os atendimentos de casos de salvamentos de vítimas de afogamentos ou outras intercorrências que possam existir nas praias e exijam a mobilidade de veículos de salvamento”, destaca a Prefeitura.
Acessos operacionais apenas para veículos autorizados
Existem acessos denominados operacionais (licenciados) junto a orla de Torres. Estes são livres para o tráfego apenas de veículos autorizados, como ambulâncias, bombeiros, coleta de lixo, manutenção de quiosques e transporte de pessoas com dificuldade motora. “Nos demais acessos, denominados clandestinos, é necessário a constante colocação de estacas para evitar o acesso de veículos”, lamenta a municipalidade.