Torres recebeu entre os dias 16 e 21 de fevereiro mais uma edição da Feira Estadual da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho. A 10ª edição ocorreu no período de Carnaval, como tradicionalmente vem ocorrendo, e encerrou na terça (21). Foram 57 agroindústrias de diferentes municípios do Estado, trazendo para Torres cerca de 200 itens provenientes da agricultura familiar.
Na abertura do evento, o prefeito de Torres, Carlos Souza ,agradeceu a participação dos expositores, mostrando-se muito satisfeito em mais um ano ser anfitrião com essa importante feira que movimenta a economia local e traz a Torres muitos turistas. Além da Fetag-RS e do governo gaúcho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a feira tem apoio da Emater-RS/Ascar, da prefeitura de Torres, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).
Receita superior à da edição anterior
Segundo destacou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, foram comercializados cerca de meio milhão de reais em mercadorias durante os seis dias de feira. E que além disso, o evento representa para o turismo uma movimentação intensa do setor, aproximadamente 20 mil pessoas passaram pelo local. De acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), a receita de vendas chegou a R$ 480 mil, superando em 10% os negócios da edição anterior.
Para o Secretário Estadual Ronaldo Santini, a feira é de suma importância para o desenvolvimento rural do RS e espera que em 2024 o evento se repita em Torres.
O evento disponibilizou uma diversidade de produtos, tais como queijos, salames, geleias, biscoitos, doces, sucos naturais, bolos, cucas, pães, vinhos, erva-mate, cuias, cachaça, mel, flores, plantas e artesanato. A Feira é promovida pela FETAG-RS, Prefeitura Municipal de Torres, EMATER, Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, com o apoio do Sicredi.
Foram seis dias para saborear a produção desta Feira, popularmente conhecida como “Sabor Gaúcho”. Do total dos expositores da feira, três empreendimentos rurais são de Torres e que fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF): tratam-se da Orquisel, Orquidário de Torres; artesanato de fibras de palha de bananeira com a Associação das Mulheres em Ação (da comunidade do Barro Cortado); e Renascer Viveiro e Mudas, com plantas suculentas e rosa do deserto.
*Com Prefeitura de Torres e Fetag RS