Depois de dois anos, a Feira da Biodiversidade volta ao Salão Paroquial de Três Cachoeiras no dia 14 de junho, uma terça-feira. Nesta edição, além das tradicionais bancas das famílias agroecologistas, grupos de artesanato e escolas, confirmaram presença o chef César Scolari e a especialista em plantas alimentícias não convencionais Irany Arteche.
O finalista do programa Top Chef da Rede Record e a nutricionista já definiram o cardápio do almoço, combinando receitas italianas, brasileiras e outras propostas, com ingredientes da produção local. “Na estação mangará uma caponata de mangará – que é uma coisa italiana e um mangará oriental. As massas, vão ser na estação da juçara: um nhoque a la romana com araruta e um fagotini”, entrega Irany. Haverá ainda sobremesas com banana, uma delas apresentada por Scolari no reality de gastronomia, e drinques não alcoólicos. O valor do almoço será de R$ 30,00.
Caponata é uma pasta feita quase sempre com berinjela, tomate e temperos, para acompanhar pão e torradinhas na entrada das refeições. Na feira será de mangará, o coração da bananeira, pouco calórico, com muitas fibras de boa qualidade e na maior parte das vezes desprezado como alimento. Fagotini é um tipo de massa que pode ter diversos recheios.
Como participar
Grupos e famílias que desejam expor e vender produtos podem se inscrever gratuitamente por meio de um formulário disponível no site e nas redes sociais do Centro Ecológico ou pelo link https://bityli.com/HgBeXD. A organização vai disponibilizar mesas e cadeiras para os e as feirantes transportarem até o ponto onde será montada a banca.
Por parte dos agricultores e agricultoras de Três Cachoeiras, Maquiné, Morrinhos do Sul e outros municípios, a mobilização para participar da feira já começou. Entre as escolas, a Bareá, da comunidade de Santo Anjo da Guarda pretende mostrar alternativas de compostagem para diversos espaços. Haverá ainda exposição de fotos de animais da Mata Atlântica, da Reserva Agrofloresta, de Maquiné e mostra de plantas alimentícias não convencionais.
Idealizada pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), o Centro Ecológico e os primeiros grupos agroecológicos do litoral norte, a Feira da Biodiversidade é realizada desde o ano 2002.