Feira do Livro de Torres 2023 começa em 24 de outubro com o tema “Festival de Literatura e Tecnologia”

Voltando a ser aberta ao público em geral, Feira do Livro de 2023 ocorrerá entre 24 e 27 de outubro no Centro de Eventos da Ulbra Torres

18 de outubro de 2023

No dia 24 de outubro (terça-feira), mais uma edição da Feira do Livro de Torres 2023 – “Festival de Literatura e Tecnologia”. O evento será de 24 a 27 de outubro e realizado nas dependências do Centro de Eventos da Ulbra/Torres, espaço que estará aberto ao público em geral, preparado para receber moradores e visitantes. No ano passado, a Feira do Livro havia ocorrido apenas para a comunidade escolar.

No evento será abordada a relação da literatura com a tecnologia na atualidade. A cerimônia oficial de abertura será às 14h, no palco da Feira. Nos próximos dias será divulgada a programação em detalhes

 

Patrono e anfitrião

O patrono Athos Beuren é formado em jornalismo e foi o primeiro e mais jovem autor nacional de livros-jogos. Teve seu trabalho inaugural publicado aos 10 anos de idade, apoiado por Osvino Toillier, do Sinepe/RS, em uma trajetória que se iniciou dentro da escola. Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, o principal prêmio literário do RS, e o Troféu Vasco Prado de Literatura. Foi ainda patrono de diversas Feiras do Livro e já conferiu centenas de palestras. Suas obras também foram prefaciadas por Moacyr Scliar e Maria Dinorah. Os livros de Athos são sucesso entre o público infantojuvenil.

O anfitrião José Nilton Teixeira é natural de Torres. Poeta e locutor publicitário. Como agente cultural, é um dos coordenadores o Grupo de poetas “Café com Poesia” e Idealizador e editor do Projeto “Poesia de Bolso” que tem a realização da Cultural FM. Começou a escrever aos 18 anos, na mesma época em que ingressou como locutor na Rádio Maristela. Com seus poemas que falam sobre as coisas da natureza e sobre o amor com muita peculiaridade, publicou vário livros. Foi um dos editores da Revista de Lazer e cultura: Ler & Cia, foi o Anfitrião da 8ª Feira do Livro de Torres em 2008, participou do Grupo Mesa de Bar, que unia música e poesia em suas apresentações. Atualmente é um dos diretores e coordenadores da Rádio Cultural FM de Torres-RS.

 

 

Relação entre Literatura e Tecnologia

O encontro entre a literatura e as novas tecnologias não significa a extinção dos livros impressos e da difusão tradicional de cultura, mas sim o surgimento de novas práticas e modelos que caminham paralelos, entrecruzando e/ ou distanciando em novas formas de leitura e consumo. A internet também possibilitou a praticidade na leitura. A tecnologia está sempre evoluindo e novos métodos estão sempre sendo criados, como o livro digital. A Internet se configura como uma forte aliada no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, visto que, através dela, é possível o contato com uma infinidade de informações, veiculadas pelos mais diversos gêneros de texto.

O palco da Feira será no Centro de Eventos. Uma intensa programação está sendo montada para encantar o público de diferentes gostos e idades, focando como sempre na cultura, mas dando ênfase para a tecnologia. O destaque da Feira já é identificado no logo oficial da Feira do Livro de Torres 2023 apresenta, à primeira vista, um conjunto intrigante de formas geométricas coloridas. Esta imagem é mais do que apenas estética; ela traz consigo uma poderosa mensagem sobre a evolução da comunicação e a intersecção da literatura com a tecnologia. Em binário, a linguagem base dos computadores, essas formas geométricas representam os “zeros” e “uns”, codificando a frase “Feira do Livro Torres 2023”. Esta escolha destaca a capacidade da literatura de se adaptar e inovar, enquanto ainda preserva sua essência atemporal.

Além disso, para os observadores mais atentos, ao se alterar levemente as cores de algumas dessas formas geométricas, pode-se discernir uma imagem pixelada de um balão, uma referência sutil ao renomado Festival Internacional de Balonismo de Torres. A inclusão do balão serve como um lembrete das ricas tradições culturais da cidade, e sua representação pixelada alude à confluência do tradicional com o moderno, do analógico com o digital.

Esta logo, portanto, simboliza a fusão do antigo e do novo, o encontro da tradição literária com as possibilidades infinitas do mundo digital, e a infinita capacidade do ser humano de contar histórias, seja através de palavras impressas em uma página ou de bits em um computador. Seja bem-vindo à Feira do Livro de Torres 2023, onde celebramos o poder da palavra em todas as suas formas!


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados