Mais um filme com olhar feminino na programação do Cineclube Torres será exibido na segunda-feira (24), na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo – junto da Up Idiomas (Rua Pedro Cincinato Borges 420, Torres). O filme “Família Submersa”, sobre o luto e sua superação, é realizado pela jovem diretora argentina Maria Alché (atriz em “Menina Santa”) e conta com a extraordinária interpretação de uma das mais relevantes atrizes do país, a Mercedes Moran, no papel da protagonista, a Marcela.
A sessão, com entrada franca, integra o 10° Ciclo de filmes de expressão ibero americana, realizado na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.
Sobre o filme
A história começa com a morte improvisa da Rina, a irmã e companheira de vida de Marcela, uma perda que naturalmente a deixa triste e perturbada. O velório, realizado na própria casa, é dominado pelas conversas sobre o passado, assuntos familiares pendentes ou não resolvidos.
Produção intimista que explora o processo de luto numa visão próxima ao realismo fantástico, o filme é de 2018, sendo conduzido de forma segura pela diretora, na sua primeira prova atrás da câmera, se apoiando em mais uma atuação exemplar da veterana atriz argentina.
“Mercedes Morán não se acanha frente à responsabilidade de sustentar dramaticamente o filme, de deflagrar intermitências num todo que parece infimamente perturbado pela morte da irmã” (Marcelo Müller, Papo de Cinema). O filme, uma coprodução internacional envolvendo no Brasil os produtores de “Benzinho”, recebeu o prêmio de melhor filme na mostra Horizontes Latinos festival de San Sebastián, na Espanha.