Filme britânico “A Era da Estupidez” será exibido no Cineclube Torres

O filme – que será exibido nesta segunda-feira, dia 7 - inaugura um ciclo sobre distopias e utopias da era contemporânea, o Antropoceno, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo.

6 de abril de 2025

Recentemente o cinema tem explorado sempre mais a articulação de estruturas ficcionais com o registro documental. E tendo este mote, “A Era da Estupidez”, da britânica Franny Armstrong, é o primeiro filme de abril no Cineclube Torres. A exibição (com sessão gratuita) será segunda-feira dia 7, às 20h – na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas (Rua Pedro Cincinato Borges 420, Torres). O filme inaugura um ciclo de Abril do Cineclube Torres, sobre distopias e utopias da era contemporânea (o Antropoceno).

A idealização é do Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

Anúncio 1

 

Sobre o filme

Anúncio 2

O ano é 2055. O mundo vive constantemente em caos diante das catástrofes naturais que ocorrem por conta das severas alterações climáticas. Este é ponto de partida da produção britânica “The Age of Stupid” que sabiamente mistura ficção com documentário, porque afinal qualquer semelhança com a recente emergência climática não é mera coincidência.

O título já não deixa dúvidas quanto à crítica do ser humano, incapaz até agora de uma mudança de rumo, mas a obra soa também como um acalorado e eficaz apelo para que todos nós contribuamos a reverter o rumo da história.

O lançamento mundial do filme teve lugar no dia 22 de Setembro de 2009, poucos meses antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, também conhecida como COP15, realizada em Copenhague, Dinamarca, que aperfeiçou o protocolo de Kyoto. “Criado com elementos que comprovam a nossa atual era do individualismo, A Era da Estupidez possui um tom didático que o torna necessário” (Leonardo Campos, Plano Crítico).

 

 

Anúncio Slider
Anúncio Slider

Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados