Filme mexicano ‘A Camareira’ será exibido nesta segunda (17) pelo Cineclube Torres

O filme "A Camareira" da diretora mexicana Lila Avilés, estará  na tela do Cineclube Torres, na segunda dia 17 de fevereiro - em sessão gratuita

16 de fevereiro de 2025

O filme “A Camareira” da diretora mexicana Lila Avilés, estará  na tela do Cineclube Torres, na segunda dia 17 de fevereiro, às 20h. As filmagens foram feitas em 17 dias e financiadas pela própria cineasta, que assina o roteiro a partir do livro “Hotel” da fotógrafa e artista plástica francesa Sophie Calle. Após passar por dezenas de festivais, o longa foi escolhido para representar o México no Oscar de 2020.

A sessão, com entrada franca, integra o 10° Ciclo de filmes de expressão Ibero-Americana, realizado na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres). A organização é do Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 14 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

 

Sobre o filme

O delicado filme, com um tom semidocumental, é ambientado em luxuoso hotel de cidade do México, e acompanha as atividades diárias de uma jovem funcionária, a Evellyn.

Em ritmo lento, com câmera fixa, é revelado assim todo o sistema de opressão, de gênero e de classe, que caracteriza espaços de trabalho nos quais são colocados diretamente em contato pessoas de extração social extremamente desiguais.

Inevitável o paralelo com outro filme mexicano, Roma, porém bem mais amargo no tom, sem apresentar o humanismo e a sororidade familiar que caracterizam a história de Afonso Quaròn.

“Delicado e duro. Incomoda e constrange o espectador, obrigando-o a olhar para uma realidade deliberadamente invisibilizada. Mas também encanta profundamente com sua leveza e graciosidade” (Isabella Thebas, INC Instituto de Cinema)

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados