Fluxo de embarcações será bloqueado no Rio Mampituba para obras da nova Ponte Pênsil

A intervenção consiste no hasteamento dos cabos de aço de sustentação de um lado para o outro - que está marcada para os dias 19, 20 e 21 de fevereiro, período que o fluxo de navegação será bloqueado

Foto: Alex Sandro/Athos Comunicação
18 de fevereiro de 2024

A reconstrução da ponte pênsil – que ligará novamente Passo de Torres (SC) e Torres (RS) através do Rio Mampituba, está na sua fase final. Uma intervenção importante na obra está marcada para os dias 19, 20 e 21 de fevereiro – fazendo que o fluxo de embarcações marítimas fique bloqueado no Rio Mampituba.

A intervenção consiste no hasteamento dos cabos de aço de sustentação de um lado para o outro, para depois fixar as madeiras para a travessia de pedestres na ponte. A ação de bloqueio do fluxo de embarcações já tem autorização, que foi concedida recentemente pela Marinha do Brasil.

A Prefeitura de Passo de Torres, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento, elaborou um protocolo junto à Marinha do Brasil, solicitando acompanhamento do levantamento e passagem dos cabos na ponte. Durante a passagem destes cabos, a Marinha terá uma equipe que vai monitorar a obra e as embarcações, juntamente com a municipalidade de Passo de Torres.

O investimento na reconstrução da ponte pênsil está orçado em R$701,8 mil, sendo uma parceria do município com o Governo do Estado de SC.

 

Relembre o caso da queda da ponte pênsil

Ponte após rompimento dos cabos, em fevereiro de 2023 (FOTO – Divulgação Corpo de Bombeiros do RS)

 

Em 20 de fevereiro de 2023, durante o feriadão do Carnaval, um cabo que sustentava a estrutura se rompeu, causando a queda de dezenas de pessoas nas águas do Rio Mampituba. As vítimas caíram na água e foram resgatadas por pessoas e embarcações que estavam às margens do rio. Mas o acidente causou a morte de Brian Grandi, 20 anos. – cujo corpo foi encontrado três dias depois na orla da Praia Azul

Dois inquéritos foram instaurados pela Delegacia de Passo de Torres e pela Delegacia de Torres para investigar as causas do rompimento de cabos da ponte pênsil. As investigações foram finalizadas sem indiciamentos.


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados