FÓRUM DE TURISMO DE TORRES: Ricas palestras apontam bons caminhos para o turismo torrense

Evento teve pouca participação, mas apresentou boas técnicas de gestão turística para os torenses, que vivem do resultado do turismo (direta ou indiretamente)

Professor do pós graduação da UCS foi um dos palestrantes
30 de novembro de 2019

Na quarta-feira, dia 27 de novembro, aconteceu o Fórum de Turismo de Torres. A realização foi da Prefeitura e do Conselho de Turismo da cidade. O evento de cunho técnico foi realizado no auditório da Ulbra Torres e foi voltado para pessoas que atuam nas atividades de Turismo em Torres e região, assim como para os interessados no assunto.

Não houve participação muito numerosa de atores do setor local no evento, mas um grupo qualificado ficou toda a tarde assistindo as palestras ministradas por profissionais de destaque atual no Turismo gaúcho. O Plano Municipal de Turismo também foi tratado no encontro.

O prefeito de Torres, Carlos Sousa, participou atentamente de todas as atividades (palestras) do fórum, junto ao secretário de Turismo Fernando Nery.  Na abertura, o prefeito  valorizou a atividade de Turismo e lembrou que os moradores locais dependem de investimentos na beleza e nos equipamentos de Torres, pois é deles que o Turismo se mantém ou aumenta, o que  se trata na prática da  sustentabilidade da maioria da economia local.

 

 

Planejamento Estratégico é vital

 

O professor do Programa de Pós Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Michel Bregolin realizou a palestra “Planejamento e Organização do Turismo como Fatos de Desenvolvimento Local”. Na prática o esperto e experiente professor deu caminhos para que os gestores de Turismo de cidades (ou de entidades do setor) trabalhem com Planejamento Estratégico.

Ele compartilhou dados macroeconômicos do Turismo mostrando, por exemplo, que o setor representa 8% do PIB do Brasil; que a atividade cresce de forma maior do que as economias nacionais em todo o mundo, o que de certa forma sugere que estas abordagens (do macro para o micro) devem fazer parte de qualquer atividade de Planejamento turístico.

A seguir o professor lembrou que o perfil de consumidores (turistas) não é tão rígido em idade, gênero, poder aquisitivo, etc. Apresentou exemplos de diferenças individuais de pessoas da mesma idade e educação (mesma família), provando que os perfis cada vez mais são psicográficos: escolhas que são feitas por gosto, por valores de visão de vida, o que dá mais elasticidade para definição de públicos-alvo, aumentando o leque de atrações em destinos e negócios ligados ao turismo.

Finalmente, dentre outras várias apresentações técnicas, Michel lembrou que o consumo dos destinos é sentido como um todo. Ou seja, que não adianta um hotel bem avaliado na Bahia colocar um equipamento idêntico em Torres, por exemplo. O resultado pode ser igual, mas pode ser melhor ou pior: depende da estrutura instalada na cidade para a hospitalidade dos clientes, do perfil turístico do local.  Assim como um hotel mal avaliado em Gramado pode chegar em Torres e passar a receber boas avaliações, se a hospitalidade da cidade perante os hóspedes for de qualidade.

 

Promover o conceito que todos se encaixam

 

A seguir o Diretor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Marcelo Borella ministrou a palestra “Promoção do Destino do Turismo”.  O profissional – com passagens no Ministério do Turismo do Brasil – também sugeriu sobre a importância fundamental do Planejamento no trabalho dos destinos. “Precisamos saber quem somos, para onde estamos indo, como a cidade de Torres enxerga isto. É preciso ainda checar se não está havendo dissonância entre o que é pesquisado e o tecnicamente sugerido, para, só a seguir programar um plano de promoção (turística)”, destacou.

Para Borella, checar as informações sobre o destino em sites de vendas e promoção do ‘trade turístico’ se trata de ‘tema de casa básico’ e pode ser considerado um dos melhores indicadores (de qualidade e quantidade) para os gestores da área. Inclusive, Marcelo sugere que os pontos negativos sejam mais importantes a serem trabalhados, justamente para verificar onde estão os problemas e tentar resolver.

Sobre a promoção propriamente dita, o gestor comemora as novas várias formas de fazer propaganda atualmente, após o advento das redes sociais. “Há quatro anos uma campanha no Ministério do Turismo na Rede Globo não baixava de R$ 1 milhão, por menor que fosse. Hoje este valor é muito alto para o mesmo ministério, se gasta menos e se tem mais abrangência com as outras plataformas de mídia”, disse.

Continuando, o gerente do processo de fomento ao turismo do governo Leite citou um caso de aumento exponencial do movimento turístico – ocorrido após a implantação de uma espécie de praia paradisíaca (com conceito criado pela iniciativa privada)em Fortaleza, no Ceará. O projeto mais que dobrou o movimento no lugar. Ele explicou que a entrada na praia planejada (cheia de coqueiros) é gratuita, que os operadores recebem lucros de atividades ouras dentro do local. E o lugar também é gerido pela iniciativa privada e foi feito sem nenhum investimento público. Ele sugeriu que algo assim poderia ser feito em alguns lugares, como o Parque da Guarita, por exemplo, ou o parque da Itapeva (sugestão do repórter).

 

 Cidade de Canela: o antes e o depois da atual administração

 

O ponto alto do Fórum de Turismo foi a participação do Secretário de Turismo de Canela, Ângelo Thurler. Ele mostrou na prática como a localidade turística saiu de uma situação ‘quase que depressiva’ no quesito de Turismo, – quando se sentia coadjuvante das atividades da cidade de Gramado – e levou o Turismo local para o patamar atual, de destaque em todo o mercado.

Para isto, o pragmático profissional explicou que a Secretaria de Turismo trabalhou em todo o escopo da atividade, mas trabalhou principalmente para levantar a autoestima dos moradores e empresários de Canela para que fosse formado uma espécie de time, que jogaria (e jogou) para ganhar e em conjunto. O resultado, segundo ele, foi o de conquistas: A cidade enxergou que existia um público de Turismo nas redondezas da serra que não queria pagar para participar de eventos e, portanto estava sem alternativas próximas – uma vez que Gramado costuma cobrar bem por boa parte de seus produtos turísticos . Então, o Secretário disse que decidiu resolver fazer uma tática nova de conquista de clientes, quando implantou em Canela o conceito de “evento gratuito universal”, com apoio dos empresários. E após promoveu, este conceito com propaganda e slogans.

Com as melhorias proporcionadas pelo incremento no turismo, a cidade já conseguiu convencer, através de projetos bem feitos, alguns ministérios em Brasília , conquistando conquistou R$ 45 milhões para reforma da infraestrutura local, conforme Ângelo Thurler, Ele diz que Canela estará em breve quase toda asfaltada e já trabalha com orçamento público similar ao de Torres: 220 milhões/ano.

O anúncio de uma plataforma transparente que será construída em Canela, onde as pessoas vão ter acesso à vista do Vale da Ferradura, será mais um dos vários equipamentos turísticos do município, que já chegam a mais de 40 atratores locais.

 

Plano de Turismo de Torres

 

Para encerrar o Fórum de Turismo, o profissional contratado pela prefeitura para fazer o trabalho de organização do Plano Municipal de Turismo da cidade, Paulo Ferreti, apresentou a metodologia que ele está usando para organizar a elaboração do documento. O plano pretende ser uma espécie de guia técnico para ser utilizado pelos gestores públicos e privados do trade turístico, elaborado por coordenação da Prefeitura Municipal de Torres.  E uma das aplicações práticas do PMT (Plano Municipal de Turismo) é  a viabilização para obtenção de verbas públicas, para a cidade se encaixar em regiões turísticas nacionais e regionais, dentre outros.

Ferreti  adiantou que está na metade do trabalho. E que em breve irá fazer chamamentos para ouvir a opinião de empresários, imprensa e representantes políticos e comunitários da cidade. Ouvir as opiniões para que sejam compiladas e utilizadas para a elaboração do documento final: o Plano Municipal de Turismo de Torres.


Publicado em: Turismo






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