Fórum vai debater medidas para enfrentamento aos desastres climáticos no Litoral Norte gaúcho

O Corede Litoral (Conselho Regional de Desenvolvimento do Litoral Norte), realiza no dia 4 de julho, às 13h, na Unicnec, em Osório, o Fórum de Desenvolvimento Regional do Litoral Norte - Perspectivas para prevenção de desastres climáticos.

FOTO - Enchentes em Palmares do Sul, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes de maio na região (Fonte - Prefeitura de Palmares do Sul)
27 de junho de 2024

O Corede Litoral (Conselho Regional de Desenvolvimento do Litoral Norte), realiza no dia 4 de julho, às 13h, na Unicnec, em Osório, o Fórum de Desenvolvimento Regional do Litoral Norte – Perspectivas para prevenção de desastres climáticos.

O evento deve contar com a participação de representantes dos municípios, parlamentares e sociedade civil, que debaterão sobre medidas de enfrentamento frente a situações adversas na região (como vendavais e enchentes). Lembrando que a região também foi atingida pelas enchentes de maio (Palmares do Sul, na foto, foi um dos municípios mais atingidos), sofrendo ainda com ocasiões de fortes ventos e até ciclones recentes (como o que assolou municípios do Litoral em 2023).  Inscrições podem ser feitas pelo site – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQr9sOQL-Ir4J89eqlyuD1Olc7EFWIg7n-U-w5hHq5emWIEQ/viewform

Na programação, a partir das 13h30 estão previstos os seguintes painéis, apresentados por professores da UFRGS:  “Mudanças climáticas e políticas públicas municipais” (pela Professora doutora Cátia Grisa);  “Ocupação e vulnerabilidades do litoral Norte“ (pelo Professor doutor André Baldraia dos Santos) e “O que o litoral Norte pode aprender com os movimentos de solo e rocha do Vale do Rio Taquari?” (pelo Professor doutor Clódis de Oliveira Andredes Filho).

Ao final do Fórum, objetiva-se a elaboração de um plano de ação, a partir das temáticas debatidas.

 

Sobre os Painelistas

 

Cátia Grisa – Mestre em Desenvolvimento Rural pela UFRGS e engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas, pós-doutora no Programa PGDR (UFRGS), doutorado Sanduiche no Centre de Cooperation Internationale em Rocherche Agronomique pour le Development (CIRAD) em Montpelier na França e professora do Campus Litoral UFRGS.

 

André Baldraia dos Santos – Bacharel e licenciado em Geografia, mestre e doutor em Geografia Humana pela USP, licenciado em Educação Física pela Unicnec e especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria e professor da UFRGS.

 

Clódis de Oliveira Andredes Filho- Professor adjunto da UFRGS no Departamento de Geodésia do Instituto de Geociências, professor de pós-graduação em Sensoriamento Remoto. Atua em Geociências no âmbito das Geotecnologias aplicadas à Geomorfologia, Geotectônica, Evolução da Paisagem e Análise Ambiental.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados