Na madrugada da última sexta-feira (22 de Setembro), o astrofotógrafo torrense Gabriel Zaparolli foi até a praia da Guarita em Torres/RS para tentar capturar alguns sprites de uma tempestade que vinha ganhando força cada vez mais após chegar em alto mar, próximo da costa do litoral norte do RS.
Mas chegando lá, o proeminente fotógrafo se deparou com vários espetáculos acontecendo ao mesmo tempo: “No mar, as ondas ficavam azuis por conta da bioluminescência e os céus brilhando com as tempestades ao fundo. No momento parecia que eu estava em um sonho de tão incrível que estava assistir no momento” relata Zaparolli, que fez belas imagens dos fenômenos. Entre estas, a foto que ilustra a matéria: “Acredito que já por si de ver bioluminescência já é difícil, agora juntar com raios, céu estrelado e um pequeno sprite é um clique de uma vida inteira, um clique de sorte!”, concluí Zaparolli.
Conforme explica o próprio Zaparolli, Sprites são eventos luminosos transitórios causados por intensas descargas elétricas acima de nuvens de tempestade, essas descargas geram flashes de plasma, iluminando-se por breves milissegundos e assumindo formatos variados. Já o efeito chamado de bioluminescência, perceptível em algumas praias ao redor do mundo, trata-se de um fenômeno natural causado por organismos capazes de emitir luz (No caso de Torres, atividade de plânctons dinoflagelados).
Essa incrível foto (como muitas outras belas imagens do Gabriel Zaparolli) está disponível para compra em formato de quadro. O contato do fotógrafo pelo Instagram é @gabriel_zaparolli