Fraport fará vistoria no Aeroporto de Torres, que poderá ser alternativa ao Salgado Filho

O objetivo da vistoria será coletar informações e necessidades do terminal, que fica na Estrada do Mar (ERS-389), para uma possível adaptação e recepção de aeronaves de maior porte, a fim de se tornar uma alternativa ao Aeroporto Salgado Filho, fechado por conta dos alagamentos e que só deve reabrir em dezembro

Aeroporto Regional de Torres, às margens da Estrada do Mar
7 de junho de 2024

Aeroporto Regional de Torres vai passar por uma vistoria técnica na próxima semana. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Carlos Souza, nesta quinta-feira , 6 de junho. A Fraport, integrantes do governo federal e demais entidades devem estar presentes para a aferição, que tem o objetivo de coletar informações e necessidades do terminal, que fica na Estrada do Mar (ERS-389), para uma possível adaptação e recepção de aeronaves de maior porte, a fim de se tornar uma alternativa ao Aeroporto Salgado Filho, fechado por conta dos alagamentos e que só deve reabrir em dezembro.

A visita técnica ocorrerá após uma reunião ter acontecido no sábado (1), que teve a participação do ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, o presidente da Amlinorte, prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, além de representantes do governo gaúcho. A pauta abordada foi o interesse do governo federal em viabilizar a possibilidade de investimentos no terminal do Litoral Norte. Atualmente, o local recebe apenas voos privados. A última vez em que voos comerciais chegaram à cidade foi em 2021, quando a Azul teve, durante o verão, uma linha para conectar Porto Alegre e Torres – o trajeto foi desativado por conta de prejuízos financeiros.

 

Ampliação da pista é uma possibilidade

 

O prefeito Carlos Souza explica que, a partir dos gargalos formados com o fechamento do Salgado Filho, um movimento se iniciou no Litoral Norte para a retomada dos voos comerciais. Empresários e lideranças políticas se mobilizaram para tentar sensibilizar os governos estadual e federal sobre o terminal. Um dos trunfos, segundo Souza, é a possibilidade de ampliação da pista. Atualmente, a área de pousos e decolagens têm 1.527 metros de extensão, mas existe uma área, já desapropriada, que poderia estender a pista para 3.000 metros.

“Esse terreno existe desde a inauguração do aeroporto, na década de 1990. É uma área do município, pensada justamente numa possível ampliação no futuro”, explica o chefe do Executivo de Torres.

Carlos Souza afirma que a visita técnica guiará o município sobre a necessidade de investimentos para a operação dos voos. Atualmente, podem chegar a Torres aeronaves com capacidade de até 70 passageiros. A prefeitura, no entanto, faz melhorias no telhado do terminal e prevê que seria necessário R$ 3 milhões apenas em equipamentos básicos para viabilizar a operação.

Para o prefeito, um dos trunfos para Torres angariar os recursos é a instalação do Porto Meridional, prevista para Arroio do Sal, além da localização estratégica, perto de Santa Catarina. “O porto, naturalmente, vai transformar o nosso aeroporto. Seja para passageiros ou cargas. Além disso, estamos próximos de Criciúma, com conexões para Caxias do Sul, uma estrada duplicada até Porto Alegre. Então, isso pode nos ajudar”, afirma.

 

 


Publicado em: Infraestrutura






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