FUTURO DA ÁGUA DA REGIÃO DISCUTIDO EM TORRES: Consulta Pública sobre Plano de Bacia do Rio Mampituba ocorre nesta segunda (04)

O Plano de Bacia estabelecerá as ações necessárias para a melhoria das condições dos recursos hídricos da região usuária das águas do Rio Mampituba e seus afluentes - tanto em termos de qualidade, como de quantidade

Imagem do Rio Mampituba em 2018, área usada para pasto: sem matas ciliares, margens desmoronam e assoreamento do rio aumenta
1 de junho de 2018

No dia 4 de junho, segunda-feira, será realizada em Torres uma consulta pública com o objetivo de efetivar o Plano de Bacia do Comitê Mampituba. a A atividade ocorrerá na Casa da Terra, às 19h, numa promoção do Comitê Local da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba (Mampi). O Plano de Bacia estabelecerá as ações necessárias para a melhoria das condições dos recursos hídricos da região usuária das águas do Rio Mampituba e seus afluentes – tanto em termos de qualidade, como de quantidade – com o objetivo de eliminar ou prevenir conflitos entre usuários de água ou entre os usos e a conservação ambiental

O Plano de Bacia do Comitê Mampituba vem sendo elaborado pelo Departamento de Recursos Hídricos do Estado (DRH-RS). Diversos dados sobre a bacia do Rio Mampituba e seus afluentes já foram tabulados, e uma segunda etapa vem sendo realizada, visando saber os usos preponderantes pretendidos (irrigação, abastecimento, recreação, etc), principais fontes de poluentes, parâmetros de qualidade de água, etc. O diretor do DRH-RS, inclusive, estará coordenando a atividade, como representante do Governo do Estado.

Conforme o secretário-executivo do Comitê Mampituba, Prof. Dr. Christian Linck da Luz, a participação popular na consulta pública é  muito importante: “A população terá a oportunidade de opinar sobre a questão da qualidade da água que a sociedade quer, tanto para agora quanto para as gerações futuras, bem como o regramento que deverá existir para eventuais conflitos que possam ocorrer pelo uso da água”., ressalta Christian, que complementa: “Com a elaboração do Plano de Bacia, o DRH vai começar a fazer um monitoramento frequente do nível da água em vários pontos do Rio Mampituba – para mensurar a poluição, parâmetros de qualidade da água. Haverá por aqui também uma novidade no sistema de recursos hídricos no estadual: a análise dos índices de agrotóxicos na água”.

Os municípios de abrangência da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba encontram-se no Rio Grande do Sul mas, principalmente, no estado vizinho de Santa Catarina.

 

Consulta ocorrerá também em outros municípios

 

Da mesma forma que ocorrerá em Torres, outras consultas públicas acontecerão nos principais municípios gaúchos integrantes da bacia do Mampituba. Assim, mais pessoas tem chance de opinar sobre o Plano de Bacia do Comitê Mampituba, descentralizado o processo e abrangendo a participação da sociedade que faz uso das águas da bacia do rio. Confira a seguir os locais e as datas onde as consultas ocorrerão:

 

-Dia 04 de junho (segunda) – Em Torres, 19h – na Casa da Terra

– Dia 12 de junho (terça-feira) – Em Mampituba – 18h, no Salão Comunitário local

– Dia 13 de junho (quarta) – Em Morrinhos do Sul – 18h30 na Câmara de Vereadores

– Dia 14 de junho (quinta) – Em Dom Pedro de Alcântara – 18h no Salão Comunitário local


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados