Na manhã desta quarta-feira (3), o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) foi eleito e assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALERGS). Sua chapa recebeu 50 votos favoráveis e cinco contrários. Gabriel assume no ano de 2021 após um acordo pluripartidário que vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada.
Em tempos de pandemia, a sessão solene de eleição teve tanto o uso do plenário do legislativo gaúcho como foi transmissão pela TV e redes sociais. O ato, seguindo protocolos sanitários e limites de ocupação, contou com a presença do governador Eduardo Leite, entre outras autoridades e deputados. Da região de Torres, representantes políticos como o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), e o vereador torrense Igor Beretta marcaram presença no ato, parabenizando Gabriel.
No discurso de posse, o deputado Gabriel falou sobre a modernização da Assembleia para representar melhor a sociedade. “O povo quer e precisa ser representado, mas quer que seja de verdade, no seu tempo, com a sua velocidade, com as suas dores e com seu olhar. Não no tempo das instituições encasteladas, dos positivos isolados, das redomas corporativas, das ideologias cegas ou das burocracias mofadas”, disse.
Internamente, Gabriel pretende planejar uma nova estrutura organizacional da Casa. Na prática, significa oferecer soluções às demandas do povo gaúcho utilizando cada vez mais plataformas de comunicação digital, a tecnologia da informação e as experiências de inovação. “Não será algo, por óbvio, para resolvermos em um ano, mas a resposta para esse desafio começa com uma atualização mais concreta e profunda das formas que o Parlamento tem de representar a sociedade. A Assembleia Legislativa precisa incorporar um DNA digital em sua cultura e em suas práticas”, explicou.
Sobre Gabriel Souza
Gabriel Vieira de Souza é natural de Tramandaí, e tem 37 anos. É médico veterinário, empresário e mestre em Direito e Cidadania. Liderança jovem do Movimento Democrático Brasileiro, o deputado está no segundo mandato. Foi reeleito em 2018 com a maior votação da bancada (52.953 votos). Natural da região, tem como sua principal base eleitoral o Litoral Norte (sendo que frequentemente milita em favor de iniciativas para a região)
Exerceu no primeiro mandato a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de 2016 a 2018 foi líder do governo na Casa, sendo um dos deputados mais jovens a assumir o cargo. Também respondeu pela liderança da bancada estadual do MDB.
Antes de ser eleito para a ALERGS, em 2014, foi líder estudantil, presidente da Juventude do MDB-RS, presidente da Juventude Nacional do partido e integrante do Conselho Nacional de Juventude do Governo Federal. Também foi secretário de Planejamento de Tramandaí e secretário-geral da Associação dos Médicos Veterinários do Litoral Norte.
*Com informações de G1 e ALERGS