No último sábado (20), foi finalizada a 1ª edição do Curso de Formação Continuada para Professores do Litoral do RS – promovido pelo Grupo de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS) em parceria com diversos pesquisadores colaboradores, como os projetos sociais da Universidade Feevale (LaVuRS e Educação Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos), UERGS e Revis Ilha dos Lobos.
O curso, que é gratuito, começou em maio deste ano com objetivo de compartilhar informações da pesquisa científica com os professores, e tratar de forma interdisciplinar os temas da conservação da fauna e do ambiente marinho. Na saída de campo do dia 20, os professores aprenderam a utilizar metodologias de avaliação da qualidade da água adaptados para o uso em escolas.
A atividade aconteceu em um pequeno riacho, conhecido antigamente por Sanga da Água Boa (em Torres). Os professores testaram métodos que utilizam pequenos animais presentes nas águas (os macroinvertebrados) como indicadores de poluição e também, aplicaram um método de percepção desenvolvido para avaliar a qualidade das Bacias Hidrográficas.
Sobre o Gemars
O GEMARS é uma organização não governamental fundada em 1991 que desenvolve pesquisas e ações de educação ambiental com foco na conservação de espécies de animais e de ambientes marinhos e costeiros, e na gestão de recursos e comunidades pesqueiras.
Para maiores informações sobre o curso, contate gemars.educacao@gmail.com