Entre os dias 04 e 08 de setembro, representantes do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul estiveram na cidade de Marrakech, em Marrocos, participando da 10a Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da Unesco. A programação, que seguiria até o dia 11, foi cancelada em virtude do terremoto de magnitude 6.8 que atingiu o país e causou quase 3 mil mortes e estragos, inclusive na região de Marrakech (onde a comitiva estava). Apesar do susto com o forte tremor na cidade, ninguém do grupo se feriu e todos fizeram contato com a equipe técnica do Geoparque, confirmando que estavam em segurança.
Nos primeiros dias do evento, a comitiva trabalhou com foco em consolidar parcerias com outros geoparques e trocar experiências sobre gestão para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Os representantes do Geoparque Cânions do Sul marcaram presença principalmente na reunião da Rede Latinoamericana e Caribenha de Geoparques da Unesco (Red GeoLac), na Assembleia Geral da Rede Global de Geoparques, um dos principais momentos da programação, e no estande da Unesco Brasil apresentando os Geoparques do nosso país.
Os prefeitos também aproveitaram a oportunidade para entregar kits com lembranças, materiais de divulgação e mini maquetes do território, para as lideranças da Rede Mundial de Geoparques, como o presidente da GGN. Sr. Nikolas Zouros, a representante da Unesco Montevidéu Sra. Serena Heckler e o Presidente da Red GeoLac, Sr. Eugenio Bidondo. Também foram realizadas apresentações sobre pesquisas científicas realizadas em paleotocas do território.
A comitiva do Geoparque Cânions do Sul foi formada pelo prefeitos Carlos Alberto Matos de Souza, de Torres, Roberto Biava, de Timbé do Sul, Clélio Daniel Olivo, de Morro Grande, e João Batista Mezzari, de Jacinto Machado, além do coordenador do Comitê Educativo e Científico (CEC) do Geoparque, professor Me. João Ricetti, da Universidade do Contestado (UnC), e do deputado estadual de Santa Catarina Tiago Zilli. O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, também acompanhou a comitiva brasileira.
Realizada a cada dois anos, a Conferência é o encontro mais importante para gestores de Geoparques Mundiais da UNESCO e a participação de cada geoparque é fundamental, atendendo as exigências da Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN).
Texto Por Priscila Ventura Gâmba ( Coordenadora de Comunicação – CAMINHOS DOS CÂNIONS DO SUL)