Geoparque reforça parceria com o Governo do RS para desenvolvimento sustentável dos municípios

Representantes do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul participaram de reunião com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na última terça-feira, 14.

foto: Gustavo Mansur / Governo do Estado
15 de março de 2023

Representantes do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul participaram de reunião com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na última terça-feira, 14. O encontro teve como principal objetivo entregar a carta aberta dos Geoparques gaúchos que propõe diretrizes para o desenvolvimento do Estado a partir de ações voltadas à geoconservação, ao geoturismo e à geoeducação.

Estavam presentes no encontro: o presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul e prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica), o vice-presidente do Consórcio e prefeito de Cambará do Sul, Ivan Borges, o secretário de Turismo de Cambará do Sul e integrante da equipe técnica do Geoparque, Fabiano Souza, e o vice-prefeito de Praia Grande, Rodrigo Mariani. Além do Governador, a comitiva foi recebida também pelos secretários estaduais: Marjorie Kauffmann, do Meio Ambiente, Beto Fantinel, da Assistência Social, e Vilson Covatti, do Turismo.

De acordo com o presidente do Consórcio, Elisandro Machado (Fanica), a reunião foi muito positiva. Os prefeitos tiveram a oportunidade de apresentar as demandas ao Governador e aos secretários estaduais, destacando a importância dos Geoparques como estratégia de desenvolvimento sustentável para diferentes regiões do Estado.

A agenda foi organizada em parceria com os territórios aspirantes a Geoparque no Rio Grande do Sul: Quarta Colônia e Caçapava, além do projeto Geoparque Raízes de Pedra. O encontro contou com a presença de lideranças dos municípios e das Universidades envolvidas nas propostas. Atualmente, 19 municípios do Estado estão inseridos em Geoparques.

Existem hoje, três territórios oficialmente chancelados pela Unesco no Brasil: o Geoparque Araripe, no Ceará, o Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, e o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que abrange municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Com o processo de reconhecimento dos novos geoparques gaúchos em andamento, em breve, o Rio Grande do Sul pode se tornar o Estado com o maior número de Geoparques reconhecidos pela Unesco.

 

 


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados