Georrota Cânions do Sul leva experiências da nossa região para Salão do Turismo no RJ

Evento nacional ocorre entre 08 e 11 de agosto nos pavilhões do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). Destino turístico que integra cidades como Torres e Praia Grande (foto) conta com atividades em meio à natureza, diante de cenários de beleza ímpar, entre cânions, vales e praias

FOTO - Trilha do Rio do Boi - um dos pontos de destaque no território do Geoparque Cânions do Sul
5 de agosto de 2024

Conectando a Serra e o Litoral, com atrativos para qualquer época do ano e diferentes perfis de turistas, a Georrota Cânions do Sul oferece variadas experiências em um único destino: o Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. Atividades em meio à natureza, diante de cenários de beleza ímpar, entre cânions, vales e praias, dão notoriedade ao destino turístico que estará em destaque no “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”, promovido pelo Ministério do Turismo. O evento acontece nos pavilhões do Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 11 de agosto.

Na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul é formado pelos municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres (no RS); Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul (em SC).

“A participação da Georrota no Salão é uma estratégia que consolida o posicionamento do Geoparque Cânions do Sul como destino turístico, uma importante ação de mercado nacional. Empresários do setor de turismo da região estarão divulgando os atrativos em um espaço privilegiado que é o estande dos Geoparques Mundiais da Unesco no Brasil, e ainda nos estandes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Isso fortalece ainda mais o nosso trabalho e mostra que temos um produto bem formatado, pronto para venda ao público final”, ressalta Juliana Ghizzo, gestora de Projetos da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC.

 

Experiências com a natureza e cultura da região

 

A Georrota apresenta experiências turísticas únicas, nos segmentos de natureza, ecoturismo, aventura, rural, cultural, gastronomia e geoturismo, somado a serviços de hospedagem para todos os perfis de público, assim com agências receptivas que oferecem variados roteiros ao longo de toda a rota. Além disto, ainda é possível ter contato com a produção local associada ao turismo, com destaque para o artesanato, o mel, o queijo, os frutos do mar e a gastronomia regional.

“Temos trabalhado fortemente o geoturismo, em que traz dentro do seu conceito a valorização do patrimônio geológico”, destaca Gislael Floriano, diretor executivo do Geoparque. “São grandes cânions dentro do nosso território, mais de 18 estruturas de paleotocas, centenas de cachoeiras, rios com piscinas naturais de águas cristalinas, e muitas experiências, como passeios de barco, trilhas ecológicas junto aos cânions, culinária e gastronomia local, cavalgadas, cicloturismo, passeios de 4×4 ou quadriciclo, voo de balão e asa delta, assim como turismo rural”, completa o diretor.

Com o maior conjunto de cânions da América Latina, o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é reconhecido como área de relevância geológica internacional e, por isso, faz parte da Rede Global de Geoparques da Unesco (Global Geoparks Network – GGN). Esses territórios são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os atrativos naturais e culturais são os principais recursos para o desenvolvimento das comunidades, por meio do turismo sustentável.


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados