Inaugurado em 29 de junho deste ano, o Ecoponto da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa foi criado para organizar os materiais recicláveis que algumas famílias da comunidade de Santo Anjo da Guarda, em Três Cachoeiras, já entregavam na escola.
A partir da estruturação do ponto de coleta, a escola conseguiu separar e vender 180 quilos de garrafas PET e embalagens plásticas para uma empresa na Vila Fernando Ferrari (Chimarrão), no mesmo município. Como a empresa não busca, as professoras procuram parcerias para fazer o transporte. “Agora o caminhãozinho da água mineral (Santo Anjo da Guarda) busca na escola e leva na Freepet pra vender”, explica Eliane Pereira Behenck.
A professora foi quem propôs à turma do 9º ano o Ecoponto, que alunas e alunos, com apoio das mães e pais desenvolveram. Eliane também conta que, nas sextas-feiras, o caminhão da reciclagem recolhe o restante dos materiais: papel, vidro e outros plásticos que não sejam embalagens.
O que é feito com o plástico vendido
Na Freepet, as embalagens são pesadas, lavadas, os rótulos e tampas retirados. Depois são moídas, embaladas e vendidas para o cliente produzir novas embalagens de todos os tamanhos e tipos. A empresa tem 20 fornecedores, dentre estes, somente três de Três Cachoeiras. “O montante é pequeno. Mas, o importante é retirar da natureza e reciclar”, informou a responsável pelas compras e vendas Marlene Silva Monteiro.
Para aumentar a abrangência da ideia da reciclagem, alunos e alunas do 6º ano visitaram algumas das 400 famílias da comunidade de Santo Anjo da Guarda. A ideia é aumentar a consciência sobre a importância de destinar corretamente os resíduos, num trabalho que promove tanto a saúde pública quanto a proteção do meio ambiente.
O relatório “Solucionar a Poluição Plástica: transparência e responsabilização”, lançado em 2019 pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) estimou que cada pessoa no Brasil gere, por semana, 1 quilo de lixo plástico. Considerando esta quantidade e supondo que entre julho e outubro um membro de cada uma das 400 famílias da comunidade de Santo Anjo da Guarda tivesse entregado os resíduos plásticos no Ecoponto, a escola teria recolhido 6.800 quilos de plásticos.
O relatório está disponível em: