Gestores hídricos catarinenses e gaúchos seguem debate sobre plano de recursos hídricos do Rio Mampituba

Encontro realizado entre representantes do RS e SC ocorreu em Torres, no último dia 02 de outubro

8 de outubro de 2019

No último dia 02 de outubro, o presidente do Comitê de Gerenciamento do Rio Araranguá e afluentes catarinense do Rio Mampituba, Luiz Ismael de Camargo Leme, participou de uma reunião em Torres – RS com técnicos e representantes das Diretorias de Recursos Hídricos das Secretarias de Estado de Meio Ambiente de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como dirigentes do Comitê Mampituba (que gere as águas do rio no RS).

Na oportunidade o Sr. Paulo Paim, Diretor da DRH da SEMA/RS, apresentou as etapas em que se encontra o plano de recursos hídricos do Rio Mampituba. “Neste momento estamos buscando os produtos elaborados anteriormente e criando procedimentos para dar continuidade à elaboração e finalização do plano de recursos hídricos. A estratégia agora é elaborar o plano de recursos hídricos e levar para Agência Nacional de Águas regulamentar o processo de gestão compartilhado já existente”.

Neste sentido, o presidente do Comitê Araranguá e Afluentes Catarinense do Rio Mampituba ressalta que “estamos avançando para um momento importante no processo de gestão de recursos hídricos, definimos uma agenda conjunta entre os estados e os Comitês para os próximos passos da elaboração deste plano. Estamos identificando as ações necessárias para que possamos atender a demanda da bacia, e buscando metodologias para solucionar os conflitos existentes nos 12 municípios dos dois Estados” comenta a engenheira ambiental do comitê Michele Pereira da Silva.

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados