O Litoral Norte do Rio Grande do Sul foi beneficiado com a entrega de oito novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), como parte de um programa do governo federal para renovar a frota do serviço.
Esta iniciativa faz parte de um investimento nacional que contempla 111 novas ambulâncias para o Rio Grande do Sul, com um investimento total de R$ 28,3 milhões. Além das ambulâncias de suporte básico, o estado também recebeu 13 Unidades de Suporte Avançado (USA) para atendimentos de maior complexidade. O objetivo do programa é ampliar a cobertura do SAMU 192, que deverá atender mais de 90% da população até 2026
Para o Litoral Norte
No Litoral Norte, os oito veículos foram distribuídos para seis municípios da região: Arroio do Sal, Capão da Canoa (02), Osório (02), Tavares, Terra de Areia e Torres. Segundo o Ministério da Saúde, estas ambulâncias destinadas ao Litoral Norte serão utilizados para atender casos de menor complexidade.
Os veículos são equipadas com materiais essenciais para atendimento de urgências, incluindo Desfibriladores Externos Automáticos (DEA), curativos, imobilização e transporte adequado de pacientes. Cada ambulância contará com uma equipe composta por condutor socorrista e técnico ou auxiliar de enfermagem. (Com informações do Ministério da Saúde)