Foi noticiado no dia 12 de novembro (quarta-feira) – e confirmado pelo governo do RS – o início dos estudos para uma futura duplicação da Estrada do Mar, (RS-389) que liga Osório à Torres, dando acesso direto a muitos balneários e cidades da região que ocupam a orla do litoral norte.
O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, recebeu sinal verde do governador Eduardo Leite para que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) contrate uma empresa que será responsável pelos estudos iniciais do projeto de duplicação. A obra está prevista para acontecer efetivamente, no entanto, em 2026, ano eleitoral.
Os estudos também vão avaliar a possibilidade de liberar o tráfego de caminhões mais pesados na via (sendo que atualmente são proibidos veículos com peso superior a 23 toneladas na Estrada do Mar), o que sugere que toda a via deverá receber reforços estruturais, neste caso.
Segundo informações preliminares, o governo gaúcho projeta que a prioridade das obras será dada, inicialmente, para a extensão entre Osório e Capão da Canoa (por ser atualmente o trecho que possui mais movimento).
A Estrada do Mar foi inaugurada em 1990 (há 35 anos, no governo Pedro Simon – MDB) e foi concebida para trânsito de veículos de passeio como alternativa de acesso ao litoral, desafogando o trânsito da BR-101. Posteriormente, a rodovia foi liberada para o tráfego de veículos de carga e ônibus, mas com restrições em relação ao peso e tamanho.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp







