No dia 31 de maio, o sentimento de emoção foi protagonista no evento de lançamento oficial das pré-candidaturas do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Torres para as eleições de 2024, incluindo a primeira nominata de vereadores que se disponibilizou para concorrer às 13 vagas na Câmara local. O MDB contabilizou mais de 300 pessoas que pagaram para participar do jantar, dentre elas lideranças históricas do partido, jovens entusiastas e principalmente os pré-candidatos junto com seus familiares.
O centro das atenções foi o agora efetivo pré-candidato à prefeitura de Torres, empresário Delcy Dimer, além dos vereadores que foram anunciados publicamente dentro da sigla como pré-candidatos. Mas o ex-prefeito João Alberto (coordenador partidário da campanha emedebista) conseguiu mostrar serviço ao contar com a presença de lideranças históricas do MDB como Dani Pereira, Reni Mariutti, Moacir Alves e José Carlos de Matos, por exemplo, que mostraram publicamente apoio e engajamento na campanha eleitoral que se avizinha. O partido mostrou também articulação, tendo o evento contado com presença de líderes de outras agremiações partidárias de Torres, o que sinalizou a importância da proposta eleitoral da agremiação, ao puxar diferentes ideologias políticas junto ao grupo que se prepara para o pleito. Blando Ferreira, do Partido da Renovação Democrática (PRD), Luiz Pinheiro, do Democracia Cristã (DC), Matheus Junges e Deomar Goulart, do União Brasil (UB); vereador Moisés Trisch, Fátima Cechin e Sandro Coelho – do Partido dos Trabalhadores (PT) e Jeferson França (Bombeiro Franca) foram líderes que estavam no evento do MDB. O deputado federal Alceu Moreira foi convidado especial e apresentou palestra motivacional ao compartilhar suas experiências na política, que iniciaram como vereador e prefeito em Osório, também numa campanha municipal (igual a que se aproxima Torres).
Motivação democrática e homenagem a Ivan Brocca (in memoriam)
Um momento emocionante do evento foi a homenagem prestada por João Alberto Machado, emedebista e ex-prefeito de Torres, ao saudoso cidadão e advogado de Torres Ivan Brocca – ex-presidente do PT local, que faleceu recentemente. Essa demonstração de respeito e reconhecimento ressaltou a importância do diálogo e da solidariedade na política, independentemente das diferenças partidárias. E serviu como proposta de inspiração e motivação para a apresentação dos nomes que querem concorrer à vereança em outubro, como uma espécie de “discurso de vestiário” para a preparação de uma equipe que vai competir ali adiante, o que acontece nas eleições.
Candidaturas plurais para buscar 4 cadeiras na câmara
O processo de escolha de perfis e lideranças dentro do MDB, para concorrer ao pleito para vereador do partido em Torres, integra a caminhada que a sigla faz junto a campanha do pré-candidato a prefeito Delci Dimer. São ex-vereadores, lideranças novas do município e novos líderes de grupos diversos da cidade, com destaque para mulheres e jovens que se disponibilizaram ‘de coração’ para concorrer. A ideia do partido é voltar a ter quatro nomes com cadeiras eleitas na Câmara de Torres (das 13 vagas disponíveis no pleito), número que teve nas últimas legislaturas que antecederam a atual.
“Torres é um paraíso, mas deve ser isso também para moradores”
O empresário Delci Dimer, mais uma vez como pré-candidato a Prefeito de Torres, encerrou o evento assumindo a responsabilidade de liderar o projeto do MDB, dizendo que estava muito feliz em ver a participação expressiva de cidadãos. “Torres é um paraíso, Torres é motivo de orgulho para todos nós, mas que precisamos garantir que a nossa cidade seja um paraíso não apenas para os visitantes, mas também para aqueles que têm o privilégio de morar em Torres”.
A nota do partido para a imprensa encerra afirmando que “com um espírito de renovação e comprometimento, o lançamento das pré-candidaturas do MDB em Torres marcou o início de uma jornada rumo a um futuro promissor e inclusivo para todos os cidadãos Torrenses! O desafio agora é transformar as ideias em ações concretas, com o apoio e a participação de todos os torrenses comprometidos com o progresso e o bem comum”.