O Grupo Coletivos de Culturas Integradas do Município de Torres/RS emitiu nesta semana uma carta aberta – enviada para a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Secretaria de Cultura de Torres, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Torres/RS (COMPHAC) e Ministério Público – pedindo uma reunião para tratar de questões em relação pertinentes aos direitos da Cultura.
O Coletivo destaca Artigos da Constituição Federal, da Lei Orgânica do Município, do Plano Diretor de Torres e do Sistema Municipal da Cultura do Município de Torres – os quais não estariam sendo respeitados em sua integridade – para reafirmar “a necessidade de ações conjuntas alinhadas com as Políticas Públicas de Cultura”.
Além de uma audiência com o Prefeito e membros do poder executivo torrenses, a carta aberta demanda deveres do Estado perante a Cultura. Pedem providências em relação a falta de representação civil entre representantes do Conselho Municipal de Cultura, pedindo ainda maior transparência e compromisso público com as obras e previsão de data referente a reabertura do Museu Histórico de Torres, demandando também a continuidade dos trabalhos do Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, entre outros assuntos.
O movimento Coletivo de Cultura conta com apoio dos 15 grupos a seguir destacados – Associação dos Artesãos de Torres – TorresArt, Coletivo Amigos do Centro Histórico de Torres, Coletivo Bazar das Artes, Coletivo Cultural GT de Cultura de Torres, Coletivo Cultural Café com Poesia, Coletivo Cultural e de Mídia Independente – Goles de Resistência, Coletivo Mc’s ZooRS de Torres, Ponto de Cultura Centro de Estudos Históricos de Torres e Região, Ponto de Cultura Cineclube Torres, Ponto de Cultura (auto declarado) Centro Cultural Ecos de Angola, Movimento Torres Além Veraneio, Associação Onda Verde, Rádio Comunitária Cultural FM e Casa Juçara.
A integra da carta aberta do Grupo Coletivos de Culturas Integradas do Município de Torres/RS pode ser lida aqui – Carta Aberta Coletivos Culturais de Torres (2)