Grupo de rapel fez limpeza nas furnas da Torre do Meio

Cinco praticantes do esporte realizaram o içamento de sete sacos grandes de lixo, a maior quantidade já recolhida pelo projeto - que ocorre já pelo quarto ano consecutivo

FOTO: Voluntários realizaram limpeza pelo quarto ano consecutivo — Fotos: Paulo Pasa
2 de novembro de 2020

Um grupo de praticantes de rapel usou a prática esportiva para remover o lixo acumulado nas cavernas marítimas conhecidas como furnas da Torre do Meio, localizada no Parque da Guarita, em Torres. A atividade, voluntária, foi realizada na manhã de domingo (1º). O grupo desceu cerca de 30 metros.

Batizada de Projeto Vertical, a iniciativa já acontece pelo quarto ano consecutivo – sendo que já havia sido anteriormente divulgada em A FOLHA.  Conforme o idealizador, Adriano Bernardi, a açãosempre com autorização da prefeitura.

“Como o local não tem trilha de retorno, quando a gente desce, usa a técnica pra subir pelas cordas”, afirma Bernardi. Além dele, participaram da limpeza Cristiano Renner, Paulo Pasa, Samir Carvalho e Edianara Pereira. Os participantes são de Veranópolis e Caxias do Sul.

Na primeira limpeza, em 2017, cinco sacos de 50 litros foram recolhidos. Nesse ano, o grupo afirmou ao G1 ter encontrado uma quantidade muito maior de resíduos. “Muito lixo, boias, garrafas pet, latinhas, tanques de óleo, pedaços de tecido, borracha, cordas, bastante lixo”, conta Bernardi. No total, sete sacos de 100 litros foram removidos pelo grupo.

“[o grupo] Conseguiu fazer uma boa limpeza. Foi tudo muito seguro, com muita cautela”, confirma o idealizador. O grupo, que não tem fins lucrativos, já fez atividades semelhantes em outros locais, como a cascata do Caracol, em Canela.

 

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados