Guarita Eco Festival de Surf reunirá elite do esporte em Torres

Primeira etapa do Circuito Estadual será realizada em 11 e 12/01 na Guarita - em evento paralelo aos shows da banda Maneva e

Praia da Guarita, em Torres
6 de janeiro de 2020

Vem aí o Guarita Eco Festival de Surf, reunindo a elite do Surf Amador no Rio Grande do Sul na mais bela praia do estado, Torres, nos dias 11 e 12 de janeiro. A Prefeitura Municipal de Torres, em parceria com a Liga Rio-Grandense de Surf (LRS), realizará a primeira etapa do chamado Circuito de Verão, válida como primeira etapa do Gaúcho de Surf.

O mais tradicional “pico” do Surf no Rio Grande do Sul, a praia da Guarita, será o palco da disputa dos atletas divididos em oito categorias, em busca da premiação formada por 5 pranchas, kits e muitos brindes dos envolvidos no evento. A LRS optou neste ano por reduzir o número de categorias ofertadas, com o objetivo de proporcionar uma competição mais dinâmica e interessante para os participantes.

O Circuito de Verão tem a previsão de cinco etapas em Torres, e após realizadas todas as competições os campeões do circuito serão reconhecidos e premiados em uma grande festa. Os pontos dos eventos também contarão para o circuito Gaúcho de Surf.

Para participar é preciso garantir uma das vagas. O valor de inscrição nas categorias Open, Iniciantes, Mirim, Júnior, Master, e Feminino é de R$ 80,00 (por categoria disputada). A categoria Local o valor é de R$ 50,00. Os participantes da categoria Petiz têm inscrição gratuita, e terão sua disputa em uma bateria única de apresentação, em que todos os participantes recebem o reconhecimento de campeão e terão como prêmio uma medalha. As vagas em TODAS as categorias são limitadas. A oferta de qualquer categoria pode ser alterada sem aviso prévio, conforme a procura dos participantes, e decisão dos organizadores.

 

Processo de Inscrição

 

Os atletas deverão realizar um depósito bancário no valor das categorias que planejam disputar, diretamente em conta do banco Itaú (Conta corrente 68647-2 da Agência 0328) em nome do Tour Manager da LRS, Jéferson Engel Rabassa (CPF 607.362.320-87). Após, é preciso enviar o comprovante através do WhatsApp 51 99685817 para validar.

 

Cronograma e chave de baterias

 

O Cronograma e chave de baterias será divulgado no site da Liga Rio-Grandense de Surf ainda na quinta-feira (09/01). Quem não realizar o processo de inscrição não terá reserva de vagas. Se ao final da quinta-feira ainda restarem vagas em alguma das categorias, as mesmas poderão ser preenchidas até o início da bateria que restar vaga, mediante o pagamento da taxa de inscrição. Em caso de desistência até às 18h da quinta-feira (09) terão os valores ressarcidos. Após esse horário não haverá ressarcimento. Atletas com débitos de etapas anteriores não poderão participar sem realizarem a quitação dos mesmos.

Entenda as faixas etárias de cada categoria

 

Open não tem limite mínimo ou máximo de idade, e terá ao todo 48 vagas ofertadas.

 

Júnior é destinada para atletas nascidos a partir de 01 de janeiro de 2002, e terá a oferta de 16 vagas.

 

Mirim recebe atletas nascidos a partir de 01 de janeiro de 2004, e terá ao todo 16 vagas.

 

Iniciantes é para surfistas nascidos a partir de 01 de janeiro de 2006, e terá 16 vagas.

 

Máster recebe atletas nascidos até 31 de dezembro de 1984, e tem ao todo 16 vagas.

 

Local reúne surfistas das praias da região sul de Torres, a partir da Praia da Cal e Guarita. Não há limite de idade, mas será respeitado o número máximo de até 16 vagas. Essa categoria levará o nome do surfista Uilson Brocca (In memoriam).

 

Feminino não há limite de idade, apenas o limite de 16 vagas.

 

Petiz recebe até 16 surfistas nascidos a partir de 01 de janeiro de 2010.

 

Conforto para os participantes

A ULBRA, através de seus cursos da área da Saúde, terá uma tenda para realizar o apoio com orientação e auxílio de Fisioterapia e massagem aos participantes do evento. O espaço será aberto ao público.

 

Guarita Eco Festival de Surf tem como patrocinadores a TrenchTown Surfboards; Planeta Surf; De Lucca Surf Skate Shop; Ivo Rizzo Construtora e Incorporadora. Os apoios são da Specially Pizzaria; CeluService; ULBRA; Surfeeling Surf Style Skateboards; Yázigi; Infinity Imobiliária; Licenciar Consultoria Ambiental; Tony Ferraz Surfboards; Projeto Praia Limpa; Oyo Portal Hotel; Da Rocha Laboratórios; Al Capone Cervejaria Local; e Restaurante Girardi e Jornal A FOLHA. Conta ainda com a colaboração da Associação dos Surfistas de Torres (AST) e da FGSurf. A Supervisão Técnica é da AGA. A realização é uma parceria da Prefeitura Municipal de Torres e Liga Rio-Grandense de Surf (LRS).

 

Show Nacional com a Banda Maneva

A Prefeitura de Torres traz ainda o show nacional com a Banca Maneva, que será realizado no sábado (11), no Anfiteatro do Parque Estadual José Lutzenberger – Parque da Guarita. Trata-se da primeira edição do Guarita Eco Festival – Na Onda da Preservação. A banda Maneva é considerada principal expoente do Reggae nacional atualmente. O show será às 19h e é gratuito.

O Guarita Eco Festival tem como objetivo promover o Parque da Guarita e o Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. O evento incentivará a paz, o turismo sustentável e a educação ambiental, oportunizando ao público, atrações educacionais de caráter ecológico durante o dia inteiro, e shows à noite.

O desafio do Eco Festival será realizar a coleta de todos resíduos gerados no evento, que serão coletados pela Cooperativa de Reciclagem de Torres (CORBIM), que beneficiará 30 famílias que dependem desta atividade pra seu sustento.

O evento é uma iniciativa em parceria entre a Secretaria de Turismo, Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e Projeto Praia Limpa Torres, que desde 2013 realiza ações que visam proteger e preservar as praias de Torres sem o impacto do lixo.

Para abrilhantar ainda mais a noite, a abertura fica por conta da banda torrense Aruêra, que traz o show de celebração de 20 anos da banda, uma das maiores representações artísticas da história do município, e que possui em seu cerne, a capacidade de promover a conscientização ambiental e contemplação das belezas naturais de Torres.

Já a banda paulista Maneva possui quase quinze anos de estrada e mais de 500 milhões de visualizações no YouTube, firmando-se como grande expoente da nova geração do reggae brasileiro. Entre seus grandes sucessos estão “Seja Para Mim”, “O Destino Não Quis” e “Saudades da Tempo”.

 


Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados