Os alunos da rede municipal de Torres foram para as escolas no dia 14 de fevereiro para conhecer as suas salas, professores e o ambiente onde irão estudar em 2025. Mas o ano letivo começou de fato na última segunda-feira (17). Mais de 4 mil alunos retornaram para as escolas do município – que segue com uma fila de alunos aguardando por uma vaga. Essa fila, poderia diminuir se a Escola Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis, na Vila São João estivesse pronta. A obra que já dura cerca de cinco anos tem uma nova data para acabar: a nova estrutura deve ser entregue em maio.
No dia 14 de fevereiro, André Pozzi (na ocasião prefeito em exercício de Torres), a secretária de Educação, Rosa Lummertz e a diretora Rochelle, visitaram as obras da EMEI São Francisco. A unidade, que atende crianças da educação infantil, está recebendo um novo espaço para ampliar a segurança e o conforto dos alunos e profissionais. Durante a visita, as autoridades percorreram os setores em reforma, verificando o avanço das etapas e o cumprimento do cronograma.
André destacou a importância de garantir que os prazos sejam respeitados para minimizar impactos. “Estamos priorizando a eficiência na execução, sem abrir mão dos padrões necessários para oferecer um ambiente adequado ao desenvolvimento das crianças”, afirmou. Já Rosa Lummertz reforçou que a modernização da escola é um investimento estratégico na educação do município. “Essas obras refletem nosso compromisso com um ensino público de qualidade, desde a primeira infância”, disse.
Redução na lista de espera por vagas na educação infantil, segundo a municipalidade

Apesar da falta que faz a EMEI na Vila São João, a nova gestão municipal de Torres, que assumiu em 1º de janeiro de 2025, afirma que conseguiu reduzir em 56% a lista de espera por vagas na educação infantil.
“No início do ano, 550 crianças aguardavam por uma matrícula, e esse número caiu para 240 até o início do ano letivo, em 14 de fevereiro. A redução é resultado de ações prioritárias da administração, como a reorganização de vagas em unidades de ensino, abertura de novas turmas e outras medidas”, indica a secretária de Educação, Rosa Lummertz, que continua. “Priorizamos a análise da demanda e realocamos recursos para atender o máximo de famílias. Também aceleramos processos burocráticos para agilizar matrículas”, explicou.
Na segunda-feira, 17 de fevereiro, O prefeito Delci Dimer e a secretária Rosa visitaram a Escola Municipal de Educação Infantil STAN para conhecer as novas instalações, que incluem salas de aula e espaços comuns. A reforma possibilitou a ampliação de vagas para mais de 100 crianças que aguardavam na lista de espera. Além disso, a EMEI STAN está com novo depósito municipal de alimentos, anexo a escola – com refrigeração adequada, maior segurança e condições higiênicas aprimoradas, centralizará o armazenamento dos alimentos distribuídos nas unidades de ensino do município. (Com informações