Hospital de Torres avança com parceria e articulação regional para auxiliar projetos importantes da instituição

Em reunião nesta quinta-feira (10/7), em Morrinhos do Sul com o prefeito Marcos Venicius (também presidente do CIDIRUR), foi passada uma sinalização positiva no sentido de dar andamento aos projetos apresentados pelo HNSN, de convênio relativo ao Pronto atendimento (PA24h) e Pediatria. A existência do déficit mensal suportado pelo HNSN também foi debatida

11 de julho de 2025

Em reunião nesta quinta-feira (10/7), em Morrinhos do Sul, no litoral norte do RS – município pertencente ao Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Urbana e Rural (CIDIRUR) – o prefeito e presidente Marcos Venicius, recebeu o vice-presidente da entidade mantenedora do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), Vinicius D’Andrea de Medeiros.

Na ocasião, além de tratarem dos avanços e melhorias para a população do Litoral Norte, emergiu da parte do prefeito Marcos uma sinalização positiva no sentido de dar imediato andamento aos projetos apresentados pelo HNSN, de convênio relativo ao Pronto atendimento (PA24h) e Pediatria. “Convênios esses já bastante debatidos pelos demais prefeitos que compõem o Consórcio”, ressaltou Marcos Venicius. Também já ficou acordado novo encontro com a Secretaria Estadual de Saúde, Arita Bergmann, onde serão discutidas estratégias para auxiliar financeiramente o Hospital.

Anúncio 1

 

Investimentos no hospital foram destacados

Anúncio Slider Meio

Durante a reunião com o prefeito de Morrinhos do Sul, Vinícius Medeiros relatou importantes avanços “visíveis e palpáveis” obtidos pela gestão, tais como:

 

  • Investimento, com recursos próprios, de R$ 1.200.000,00 na aquisição de um novo tomógrafo;
  • contratação de especialistas em medicina interna, ortopedia, pediatria, obstetrícia e cirurgia geral;
  • aprovação de R$ 4.000.000,00 em emendas parlamentares;
  • nova equipe de ortopedia de alta resolução;
  • avanços nas negociações com o Estado do RS para oferta de serviços como Cardiologia, Neurologia, Endoscopia, Colonoscopia e Oftalmologia;
  • parcerias universitárias para estágios;
  • climatização de quartos (inclusive o usado para descanso pelos colaboradores);
  • qualificação em psiquiatria;
  • respeito as regras da Anvisa, no sentido de substituir o uso do álcool (hoje proibido) por produto mais adequada à higienização;
  • realização de 1.750 cirurgias, 2.394 consultas ortopédicas e 4.595 tomografias via SUS somente em 2025;
  • Aumento na ordem de 20% do quadro de pessoal, ante a defasagem do mesmo.

 

Déficit mensal do Hospital foi salientado

Com a pretensão de manter o atendimento de qualidade já oferecido, pela nova gestora (IB Saúde) desde março de 2024, foi discutido entre os gestores a existência do déficit mensal suportado pelo HNSN. Segundo a IB Saúde, este déficit vem sendo absorvido pelo Instituto gestor – déficit esse histórico e já existente há muitos anos, tendo iniciado com a anterior gestora do Hospital).

Finalizando a reunião, a comunicação do hospital afirma que o prefeito Marcos Venícius reconheceu “a relevância e qualidade do atendimento prestado pelo HNSN, bem como a sua importância no atendimento à saúde da população regional, jamais esquecendo a responsabilidade dos gestores públicos em contribuir com a sustentabilidade e equilíbrio de Hospitais como o HNSN”. Na mesma linha, o prefeito de Morrinhos do Sul declarou que confia na entidade que faz a gestão do HNSN, “a qual atua há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, sempre na defesa da causa do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Por fim, os presentes no encontro reforçaram a necessidade e urgência do cumprimento da Resolução do Conselho Municipal de Saúde de Torres (emitida em janeiro de 2025) no sentido de liberar valores ao HNSN a título de subvenções sociais, liberação essa que já gerou manifestação positiva da Câmara de Vereadores de Torres e ainda aguarda o posicionamento do Poder Executivo do município.

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados