Hospital de Torres passará a contar com ambulatórios de oftalmologia e ginecologia

O governador Eduardo Leite e a titular da Secretaria da Saúde, Arita Bergmann, anunciaram nesta quarta-feira (29/10) a criação de 62 novos ambulatórios em hospitais do RS (incluindo ampliação de serviços em Torres e Capão da Canoa)

FOTO DE ARQUIVO - Fachada do Hospital de Torres
29 de outubro de 2025

O governador Eduardo Leite e a titular da Secretaria da Saúde, Arita Bergmann, anunciaram nesta quarta-feira (29/10) a criação de 62 novos ambulatórios em hospitais do RS. Serão investidos R$ 56,1 milhões por meio do Programa Estadual de Incentivos Hospitalares (Assistir), ampliando os serviços de referência e disponibilizando para a população um número maior de primeiras consultas para acesso a atendimento especializado e cirurgia geral, entre outras especialidades.

E a região de Torres está entre que contará com novos ambulatórios de especialidades. Para o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) foram anunciados ambulatórios para as especialidade Oftalmologia e Ginecologia.

Anúncio 1

No Litoral Norte, o Hospital Santa Luzia (em Capão da Canoa) também terá ampliação em seus serviços, com ambulatório de cardiologia.

O governador lembrou que o investimento integra o SUS Gaúcho, programa que destina R$ 1 bilhão a mais do que o previsto no orçamento estadual da saúde até o fim de 2026, conforme acordo com o Ministério Público.

Anúncio Slider Meio

“Esses investimentos fazem parte da regionalização da saúde. Cada vez menos os pacientes precisam buscar os serviços de saúde em Porto Alegre ou na Região Metropolitana. A secretária Arita, a diretora do DGAE Lisiane Fagundes e a sua equipe pensam como eu: é preciso facilitar o acesso da população ao serviço de saúde e, assim, dar mais qualidade de vida às pessoas”, destacou o deputado Joel Wilhelm (PP), que acompanhou o anúncio ao lado do diretor do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (de Torres), Isnar Passos (foto abaixo).

A secretária Arita Bergmann enfatizou o aumento nos atendimentos durante a gestão Eduardo Leite. “Só para dar um dado, e aqui uma prestação de contas para o nosso governador: nossa meta é realizar 65 mil consultas de oftalmologia, e já alcançamos 40% desse total em consultas reguladas, graças à grande adesão dos prestadores de serviço. Nossa meta é realizar 12 mil cirurgias ortopédicas de joelho, e já contamos com oferta concreta de 30% dos serviços de traumato-ortopedia do Rio Grande do Sul — um avanço importante rumo à ampliação do acesso e à redução das filas”, enfatizou.

A previsão é que os novos serviços estarão disponíveis assim que os aditivos forem contratualizados com as instituições de saúde. (Com informações de Governo do RS)

 

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados