Encerra o ciclo “Thank U, Ken” o filme “I, Daniel Blake”, mais uma obra do Ken Loach em parceria com o roteirista Paul Laverty, filme que ganhou em 2016 a Palma de Ouro e Prêmio do Juri Ecuménico no Festival de Cannes e o Prix du Public no Festival Internacional de Cinema de Locarno, e em 2017 o Prêmio BAFTA para o Melhor Filme Britânico. O filme será exibido na próxima segunda, dia 27, às 20h, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (na escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres). Entrada franca.
A organização é do Cineclube Torres, Associação sem fins lucrativos, Ponto de Cultura pela Lei Cultura Viva e Ponto de Memória pelo IBRAM, em atividade desde 2011, contando com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.
Sobre o filme
Dave Johns é o Daniel Blake do título, um carpinteiro a quem é negado subsídio de emprego e apoio, apesar de seu médico o achar inapto para o trabalho. Na sua luta contra a burocracia para ver garantidos seus direitos e sua sobrevivência, ele encontra a Katie (Hayley Squires), uma mãe solteira também em situação de vulnerabilidade, com quem acaba estabelecendo uma solida amizade e parceria.
A crítica ao neoliberalismo, à precarização dos serviços públicos, à perda de emprego e de direitos sociais na era globalização, como é usual nos trabalhos do diretor e do roteirista, aparece em filigrana filtrada nesta estória tão comovente e humana de luta e solidariedade.
“Mesmo numa ambientação europeia, onde mesmo as problemáticas mais delicadas mantêm uma imagem aparentemente asseada, não é impossível fazer paralelos com a situação no Brasil, especialmente depois da recente ‘deforma’ da previdência e dos anos de desmonte das incipientes políticas de estado de bem-estar social: “Eu, Daniel Blake” é um filme com sotaque britânico carregado que diz muito sobre o Brasil contemporâneo….” (Thais Regina, Ecoa em www.uol.com.br)