Ibama autoriza audiência pública, requisito final para emissão da licença ao Porto em Arroio do Sal

Órgão federal confirma que as informações complementares do estudo ambiental atendem às exigências do licenciamento

Esboço Eletrônico do Porto Meridional de Arroio do Sal (Divulgação DTA Engenharia)
18 de dezembro de 2025

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou a realização da audiência pública para o projeto do Porto Meridional, de Arroio do Sal. A audiência pública é requisito para a emissão do licenciamento, fase prévia ao início das obras de implantação do terminal portuário.

O órgão reconheceu que todas as informações e complementações solicitadas ao empreendedor foram devidamente apresentadas. A decisão indica que o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) está apto para análise e, segundo os empreendedores, audiência pública deve acontecer ainda no início de 2026.

Anúncio 1

O diretor jurídico do Porto Meridional, André Busnello, afirma que essa autorização do Ibama demonstra o avanço para uma etapa fundamental do Porto Meridional: ouvir a sociedade. Ela é requisito para a liberação da licença ambiental do Porto Meridional.

“É o momento adequado para esclarecer dúvidas, ouvir questionamentos e receber sugestões da comunidade que irá se relacionar com o empreendimento. O Porto Meridional está cumprindo todas as fases com transparência e diálogo, reforçando a solidez do empreendimento, o cuidado ambiental e contribuindo para levar Arroio do Sal e o Rio Grande do Sul a um novo nível de desenvolvimento e capacidade logística”, avalia.

Anúncio Slider Meio

Sobre o projeto do Porto Meridional

O projeto do Porto Meridional prevê um porto marítimo onshore, localizado fora da faixa de areia, garantindo a preservação do uso público da orla de Arroio do Sal (segundo a empresa responsável). O projeto já foi declarado de utilidade pública pelo Governo do Estado e conta com aval da Marinha do Brasil, do Ministério de Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

IMAGEM – Projeção Eletrônica do Porto de Arroio do Sal ( DTA Engenharia)

 

Conforme os responsáveis pelo projeto, com investimento totalmente privado de R$ 6 bilhões, o empreendimento terá capacidade para movimentar até 53 milhões de toneladas de cargas por ano, gerando cerca de 1,5 mil empregos diretos e milhares de empregos indiretos durante a fase de operação. “O avanço no licenciamento reforça o compromisso do Porto Meridional com as melhores práticas ambientais, a transparência e o desenvolvimento sustentável do litoral norte gaúcho e do Rio Grande do Sul”, ressaltam os empreendedores do Porto Meridional. (Com informações de ASCOM – Porto Meridional)

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Infraestrutura






Veja Também





Links Patrocinados