Na terça-feira, dia 6 de abril, aconteceu o lançamento da campanha para a revitalização da igreja Católica Nossa Senhora do Amparo, de Dom Pedro de Alcântara. É que a paróquia foi atingida pela queda de parte do teto do presbitério, no dia 20 de dezembro de 2020. O encontro foi realizado na própria Igreja, no centro de Dom Pedro, em um café da manhã para convidados e para a imprensa promovido pelo Padre Gilberto, pároco local.
Padre Gilberto informou que já havia iniciado um planejamento para reparos e manutenção da igreja, incluindo a estrutura onde está fixado o sino. Porém, a deterioração pelo tempo não esperou os reparos que já estavam em andamento e revelaram a urgência por uma revitalização completa. Foi quando, então, surgiu a ideia de da campanha não somente para a realização de uma obra, mas também para resgatar a história da construção da igreja que está diretamente ligada ao forjamento da história de um povo imigrante, na maioria alemã e católica.
Projeto para a revitalização
O pároco também explicou no encontro que já foi definido um cronograma de obra para a execução imediata do reparo na parte da igreja que desabou em dezembro de 2020 – como a sacristia, capela do Santíssimo e presbitério. Também está prevista a impermeabilização das torres para sanar problemas de infiltrações, além da troca do telhado das torres. Essa primeira parte da revitalização está orçada em cerca de R$ 44 mil. O valor para a revitalização total da igreja para a sua reinauguração na festa da padroeira (em 8 de dezembro de 2022) é de R$ 200 mil.
Restauradores da Casa da Mãe
A Campanha, segundo Pe. Gilberto, não se trata somente de arrecadar fundos para as melhorias e reabertura da igreja, mas sim resgatar tudo aquilo que está ligado afetivamente e/ou religiosamente à igreja Nossa Senhora do Amparo. “Quem se casou na igreja, quem foi batizado, que vivenciou no templo os seus sacramentos, a vida de fé que fez e faz continuamente parte da história de pessoas e famílias, envolvendo a vida das pessoas ao templo que foi construído pela comunidade e para a comunidade. Tod@ aquele/aquela que se comprometer com a Campanha sendo um ‘Restaurador da Casa da Mãe’ irá acompanhar de perto a execução do projeto por meio de vídeos, cartas e prestação de contas de cada fase da revitalização”, afirma o pároco.
Pe. Gilberto conta que, inclusive, os “Restauradores” receberão a cada etapa partes de um Quebra-cabeça, e ao final da obra, concluirão a montagem e terão uma lembrança da trajetória de reabertura do templo católico em Dom Pedro de Alcântara.
A Campanha quer alcançar 200 pessoas para a contribuição mensal em dinheiro ou material de construção pelo período de 10 meses. Para mais informações, contate a secretaria paroquial no telefone (51)-98410-2442.
Com Rádio Maristela