Comprar ou investir em imóveis é um dos teus planos para os próximos meses? Se sim, uma das primeiras coisas a se pensar antes de sair por aí buscando em todos os portais e sites imobiliários a melhor opção, defina se o imóvel vai ser pronto ou em planta/construção.
A segunda opção costuma gerar algumas dúvidas nos compradores, afinal, o processo é um pouco diferente e você paga por algo que ainda não está pronto. Isso não significa problemas, porém, antes de tomar uma decisão importante como essa, é preciso entender um pouco mais. Por isso vou te ajudar a avaliar da melhor forma possível esta opção.
Entenda a seguir quais são as vantagens e riscos dessa compra e algumas dicas para acertar em cheio na sua escolha.
1 – Como é o processo de compra de um imóvel na planta – Quando você compra um imóvel na planta, sua atuação é basicamente a de um investidor.
A construtora ou incorporadora imobiliária usa os recursos vindos das parcelas pagas pelos compradores para financiar a própria obra.
O processo é um pouco diferente da compra de um imóvel pronto, já que a obra ainda não está pronta.
O comprador passa a fazer uma espécie de investimento a longo prazo, sendo que o fruto desta aplicação (que é o imóvel em si) chegará em suas mãos depois de um tempo.
Essa modalidade é muito comum entre pessoas que investem no mercado imobiliário, como também por aquelas que buscando a corriqueira valorização que o imóvel recebe após ser finalizado.
Outra diferença está localizada no vendedor.
Em imóveis prontos, é comum que o vendedor seja uma pessoa física, um proprietário, contudo, os imóveis vendidos na planta são comercializados normalmente por construtores e por agentes imobiliários.
2 – Vantagens da compra de um imóvel na planta – A principal vantagem de comprar um imóvel que ainda não está pronto é seu potencial de valorização.
Para atrair investidores que financiarão a obra, as incorporadoras oferecem as unidades em construção por um preço mais vantajoso, que pode ser 10, 20 ou até 30% menor do que o valor de venda após o fim das obras.
Essa característica chama a atenção de pessoas que buscam uma solução mais econômica para sair do aluguel e também daquelas que trabalham no mercado imobiliário, com compra e venda de imóveis para obter lucros.
3 – Planejamento financeiro – Ao comprar um imóvel pronto, ou se paga normalmente à vista ou através de financiamentos bancários, o que acarreta a soma de juros nem sempre amigáveis.
Quando você compra na planta, a negociação com a incorporadora é um pouco mais flexível.
Os planos de pagamento são diluídos em diversas parcelas.
Além disso, o tamanho do investimento inicial pode acarretar em um desconto proporcional, que é uma espécie de contrapartida dada pela incorporadora frente ao seu investimento.
4 – Imóvel novo, sem necessidade de reformas e ainda com a modernidade do momento – Imóveis mais antigos podem ter um preço de venda atrativo frente aos imóveis novos.
Contudo, nem sempre eles estão em bom estado de conservação e os problemas podem surgir a qualquer momento.
Quando isso acontece, o novo dono tem que arcar com manutenção e melhorias antes da mudança, algo que pode sair caro, atrapalhar a mudança e até gerar mais um mês de aluguel até a obra ficar pronta.
Um imóvel novo não oferece esses riscos e ainda traz um outro benefício interessante: o uso de materiais e técnicas de construção modernos.
Isso significa menos problemas nas instalações elétricas e hidráulicas, além de ter impactos muito positivos sobre a própria arquitetura do imóvel e uso do espaço útil dele.
5 – Possibilidade de modificação/customização – Imagine que você está interessado em um imóvel, mas quer derrubar a parede que separa as duas salas para criar um ambiente maior.
Se o imóvel está pronto, você não tem outra escolha a não ser fazer todos os procedimentos burocráticos de uma obra.
Agora, quando o imóvel está na planta, essa realidade muda.
O comprador pode debater com a construtora algumas modificações em sua planta, permitindo que o imóvel seja construído do jeito que ele quer e sem precisar de uma nova obra após a entrega das chaves.
Essa possibilidade de customização reduz as despesas futuras com alterações e permitem que o comprador receba o imóvel do jeito que ele sonhou desde o começo.
Algumas construtoras permitem que os compradores escolham até mesmo cores das paredes e detalhes do imóvel antes da entrega!
6 – Menos Burocracia e mais segurança – Como o imóvel é novo, o comprador não precisa se preocupar com a papelada de transferência e registro de propriedade.
Com isso, a compra se torna menos burocrática e com despesas cartorárias reduzidas.
Além de ser mais ágil, a compra é mais segura.
A aquisição de um imóvel que pertence a outra pessoa pode ser cancelada por razões jurídicas, civis, contábeis e até mesmo criminais.
Segue na parte 2… na próxima coluna…. até lá!
Contato 51 98525851/ guilhermeoliveira@nobleimoveis.com.br
*Conteúdo Patrocinado