O vereador torrense José Milanez está à frente de uma iniciativa que, para ele, pode transformar a educação no município de Torres: a implantação da primeira Escola Cívico-Militar Municipal. Conforme informa sua assessoria, “em reunião realizada, dia 18 de julho, na sede da Prefeitura, Milanez se encontrou com o prefeito Delci Dimer, o vice-prefeito André Pozzi, e os assessores do deputado estadual Capitão Martim — Claudia Frutuoso e Cesar Torres — para discutir os primeiros passos da proposta”.
O vereador torrense define o deputado estadual Capitão Martim, como um político reconhecido e um dos principais entusiastas da causa das escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul, que tem sido peça fundamental na articulação desse modelo de ensino em diversos municípios do estado.
Sobre a implementação em Torres, o vereador Milanez afirma que, caso vá adiante, o projeto poderia ser conduzido localmente por seu gabinete, quando diz que “assumirá a liderança da implantação junto às autoridades municipais e à comunidade”.
Instituição de ensino com ‘valores cívicos, éticos e disciplinares’
A nota do vereador torrense para a imprensa indica que “as Escolas Cívico-Militares são instituições públicas de ensino que integram valores cívicos, éticos e disciplinares ao currículo tradicional, com o objetivo de promover uma formação mais completa e cidadã dos alunos”. Criadas dentro do Programa de Escolas Cívico-Militares (PECiM), essas unidades têm como metas a melhoria dos indicadores educacionais — como o IDEB —, o desenvolvimento de competências cidadãs, o fortalecimento do vínculo entre escola, família e sociedade, e a redução da violência, evasão e abandono escolar. O programa ainda preza pela excelência na educação pública, o respeito aos direitos constitucionais e a promoção de um ambiente escolar seguro, disciplinado e participativo.
Segundo Milanez, a implantação da escola cívico-militar seria um grande avanço Torres. “Vamos trabalhar com responsabilidade e diálogo para oferecer uma educação que una qualidade, disciplina e cidadania para nossas crianças e adolescentes”, diz.
A nota comemora também que a proposta recebeu apoio integral do prefeito de Torres Delci Dimer e do vice-prefeito André Pozzi, que destacaram a importância da união de esforços para proporcionar uma educação pública de excelência em Torres.
Durante a reunião, foram abordados aspectos legais e estruturais da proposta, bem como os próximos passos para que o município possa formalizar sua adesão ao PECiM – e, quem sabe, futuramente, iniciar as atividades da escola.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp