Importante painel sobre o impacto do lixo no litoral foi realizado em Torres

Realizado no domingo (02) pelo projeto Praia Limpa, o '1° Painel Lixo Zero do Litoral do RS e SC' reuniu 11 projetos ambientais e a UERGS, contando ainda com uma ação de limpeza de praia na Prainha

7 de dezembro de 2018

No último domingo (02) a cidade de Torres foi o palco para a discussão de temas relacionados com o impacto do lixo nas praias e oceanos. O Evento inédito “I Painel Lixo Zero do Litoral do RS e SC” contou com a presença de 11 projetos ambientais que desempenham ações voluntárias de limpeza de praia e educação ambiental no litoral gaúcho, catarinense e orla das praias de água doce de Porto Alegre. A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) participou também trazendo diversos dados quantitativos de coletas de resíduos na costa gaúcha, além de informações sobre pesquisas que estão em andamento sobre o impacto dos resíduos plásticos em algumas espécies de peixes do litoral gaúcho e catarinense.O Painel foi idealizado e organizado pelo Projeto Praia Limpa Torres.

“O evento superou todas expectativas, pois além da troca de informações entre todos projetos convidados, foi uma oportunidade de maior união em prol do movimento ‘Mares Limpos’ (Campanha atual da ONU) e o estabelecimento de várias ações futuras, além de gerar um documento “Carta Aberta’ assinado por todos visando sensibilizar Poder Público, Empresários e Sociedade sobre a necessidade de termos iniciativas imediatas em relação ao impacto no meio ambiente”, ressaltou o coordenador do Projeto Praia Limpa Torres, Alexis Sanson.

Durante o painel, a coordenadora do Greenpeace de Porto Alegre, Cinthia Bordini, além de destacar dados de várias ações que foram realizadas na cidade de Porto Alegre em 2018 também ressaltou que “foi fantástico reunir tanto projetos ambientais e perceber que, através de ações concretas,  as pessoas alcançam resultados expressivos em comunidades”. Ela ressaltou a importância de causas ambientais nacionais como os “corais vivos da Amazônia” e regionais como a “não derrubada da Mata Atlântica” e “não canalização do Arroio Espírito Santo em Porto Alegre.”

O Coordenador do Projeto Mutirão Rosa do Ventos (de Atlântida Sul), Géio Krenn agradeceu a oportunidade de obter tantas informações de projetos que já estão a mais tempo em atividade, visto que o Mutirão Rosa dos Ventos está completando o primeiro ano de atividade exatamente nesta data, lembrando que tudo iniciou-se quando uma grande quantidade de tartarugas marinhas foram encontradas mortas na faixa de praia – o que levou um grupo de pessoas a buscar soluções ambientais para a preservação da orla local.

Alexis Sanson, o idealizador do Painel, finalizou o dia afirmando que ações concretas se tornam necessárias para que possamos seguir sensibilizando a todos sobre o impacto dos resíduos nas praias, rios & oceanos, lembrando que “estamos na véspera de mais uma temporada de verão, em que nossas praias recebem veranistas e turistas o que reforça a necessidade da atenção quanto ao problema do impacto do plástico e outros resíduos nos oceanos.”

Conforme o técnico ambiental Roberto Estigarribia, do Projeto Ocean Kings – que realiza monitoramento Praia Limpa de Xangri-lá e Rainha do Mar – o Painel ajudou a fomentar ações para limpezas das praias do litoral norte. “Nos indicam que devemos continuar conscientizando um novo comportamento em relação as nossas produções de resíduos. O plástico esta matando nossa biodiversidade. Nossa missão agora e juntar as forças do voluntariado local e global para mudarmos radicalmente em favor da vida marinha”. ressaltou Roberto, parabenizando Alexis Sanson pelo evento, bem como os demais participantes pela integração em busca de uma ‘nova consciência’.

 

Limpeza de praia

FOTO: Bitucas estão entre os resíduos mais encontrados nas praias

 

Após o encerramento do Evento, todos os integrantes dos projetos ainda realizaram uma ação de limpeza na Prainha em Torres. Na ocasião, aproximadamente 40 quilos de resíduos foram retirados da faixa de praia em 30 minutos. Destacaram-se as bitucas de cigarro (encontradas em grande quantidade), embalagens plásticas e até alguns resíduos inusitados como uma “grelha de alumínio” e uma “peça de suspensão automotiva”.

 

 

‘1°  Painel Lixo Zero do Litoral do RS e SC’

 

Projetos Participantes/Convidados: Greenpeace Grupo de Voluntários de Porto Alegre e Imbé (RS); Praia Limpa Torres (RS), Praia Limpa Gaivota (SC), Onda Limpa (SC), Ecosurf (RS), Ocean Kings (RS), Mutirão Rosa dos Ventos (RS), Associação dos Surfistas de Rondinha (RS), Associação dos Surfistas de Porto Alegre (RS), UERGS (RS).

Organização: Projeto Praia Limpa Torres

Apoio: Água Mineral Santo Anjo, Rádio Maristela, Jornal A Folha, Site Litoral na Rede, Pinho Veículos e SAPT.

 

*(editado por Guile Rocha)

*Imagens/Créditos: Mar Pedro Abreu


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados