Indicação da Câmara busca proteção das capivaras no entorno do Rio Mampituba

Vereadores lembram que a presença dos animais tem atraído muitas pessoas para este locail, o que já teria consolidando um novo ponto turístico na cidade

Avisos simples da existência de animais já foram colocados em 2021, na Lagoa e na margem do Mampituba
6 de agosto de 2023

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Torres a INDICAÇÃO 189/2023, de autoria da Mesa Diretora da Casa Legislativa, formada pelos vereadores Rogerinho (Presidente – PP), Igor Beretta (MDB), João e Negrini e Silvano Borja (PDT). A matéria sugere (formalmente e por escrito) que a prefeitura de Torres (Poder Executivo) regulamente que o espaço das margens do Rio Mampituba, compreendido entre as Ruas Plínio Kroeff e Dom Pedro II, o qual é habitado por população de capivaras, seja sinalizado com placas avisando a presença dos animais no lugar, além de orientações de regramento sobre o uso do local.

Já há algumas placas do tipo no local. Mas a própria Indicação da Mesa Diretora da Câmara de Torres sugere que o conteúdo das placas amplie o regramento sobre o convívio com as capivaras, destacando que as placas tenham os seguintes dizeres em geral:  – Admirar os animais sem se aproximar muito (para fazer selfies ou por outros fins); – Não oferecer alimentos aos animais, pois ali o meio ambiente já fornece a alimentação natural adequada; – Não aproximar animais domésticos das capivaras; – Presença de capivaras na pista (Trafegar em velocidade reduzida). Ao avistar animal na pista, desligue o motor e desligue os faróis e aguarde o animal realizar a sua travessia; – Não deixe lixo no local.

Na justificativa da Indicação, os autores lembram que a presença de capivaras tem atraído muitas pessoas para as Margens do Mampituba, o que já teria consolidando um novo ponto turístico na cidade. Por isso, buscando manter a relação segura e saudável entre homem e animal silvestre, a Mesa Diretora da Câmara afirma que “faz-se necessário regramentos a fim de evitar que, por falta de informação, por curiosidade ou por descuido, algum animal possa vir a ser atropelado ou a se assustar e reagir de forma inesperada e violenta, seja para proteger seus filhotes ou a si mesmo”.

 

Atitude já foi tomada em 2021

No início do mês de maio de 2021, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SMAURB) – através da supervisão do Biólogo Rodrigo de Rose – e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) realizaram em ação conjunta a colocação de placas para evidenciar a presença de animais silvestres em alguns pontos de Torres. Entre estes locais, destacaram-se a Avenida Beira Rio e Avenida do Riacho, próximo à Câmara dos Vereadores e arredores, onde é possível verificar constantemente a presença de capivaras (Foto acima).

Provavelmente os vereadores querem a manutenção e o aumento das instruções sobre a convivência homem /animal.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados