Apresentado neste mês como case de sucesso no Workshop Digital, em Lisboa, Portugal, o projeto Descubra Torres, da Infinity Imobiliária Digital, está ganhando reconhecimento nacional e internacional por seu posicionamento ao divulgar tudo sobre a cidade. A partir da veiculação semanal de vídeos, com a indicação de lugares, lendas, histórias e o melhor do comércio da região, em um ano e meio, o Descubra Torres já publicou 53 conteúdos diferentes, possui uma média de 100 compartilhamentos por vídeo e soma mais de 790 mil visualizações, isso só no Facebook.
Jogar golfe em contato com a natureza, fazer stand up paddle no coração da cidade, andar de skate e jogar basquete em frente ao mar, passear de barco explorando o rio Mampituba. O conteúdo dos vídeos produzidos pela Infinity mostra que tudo isso é possível em Torres, atraindo a atenção de turistas, moradores e de quem sonha viver na cidade. Com a hashtag #descubratorres, a ideia é despertar o orgulho torrense, promovendo o engajamento local, para que os cidadãos também se sintam parte do projeto, incentivando a divulgação nas redes sociais.
De acordo com o diretor da Infinity, Matheus Sartoti, além de divulgar as opções de lazer e cultura de Torres, o objetivo também é levantar a autoestima dos moradores locais. A ideia surgiu em 2016, quando os sócios Matheus, Renan Borba e Alexandre Soares perceberam que ao vender seus imóveis, muitos clientes não conheciam a cidade e nem sabiam o que poderiam esperar ao adquirir um imóvel no local. Com a ajuda do co-criador do projeto, “inventor de moda” e fundador da Cercle – Movimentador de negócios, Rafael Landa, o Descubra Torres ganhou um escopo. “Oferecemos uma nova forma de se conectar digitalmente com futuros moradores e moradores da cidade, levando conteúdo de relevância para eles.”, explica Sartoti.
Campo de Golfe em Torres
Equipe dedicada
Atualmente, existe uma equipe dedicada para a produção e edição do Descubra Torres, que conta com o engajamento dos corretores para a apresentação dos vídeos, acoordenação e produção de pauta de Annelise Lovison, e a filmografia e edição por Harleyson Almeida, videomaker conhecido por suas captações de vídeos para o Canal Off. Com investimentos na produção e o engajamento crescendo, o projeto é referência quando se fala sobre Torres. “Com esses diferenciais, quebramos o gelo no atendimento e os clientes já chegam sabendo o que querem e onde querem ir na cidade”, comenta Matheus.
Entre as personalidades que já foram entrevistadas e participaram do projeto estão o surfista Rodrigo “Pedra” Dornelles, top 45 da elite do Surf mundial, que atualmente vive em Torres. O Piloto de balonismo, Giovani Pompermaier, que já conquistou o título do Campeonato Gaúcho de 2015, e o jornalista e historiador Nelson Adams Filho, referência quando se fala sobre as histórias locais, com vários livros publicados sobre a história de Torres.
Futuro e perspectivas
Nos últimos 30 dias, o projeto já foi tema de palestras em diferentes lugares como Lisboa, São Paulo, Curitiba e, em breve, em Porto Alegre. A produção é feita sem fins lucrativos e a ideia é expandir cada vez mais. Para o futuro, o intuito é levar todo o conteúdo sobre a cultura local de Torres para dentro das escolas.
O foco também será nos eventos itinerantes em várias cidades do Estado, com atividades culturais e bate-papos divulgados em transmissões ao vivo, abordando temas históricos. A primeira edição do evento já aconteceu em maio, na Livraria Erico Verissimo, em Porto Alegre, com o tema “Fortalezas Portuguesas e os Fortes de Torres”, com a participação do historiador Nelson Adams Filho e público de 30 pessoas.
Também está previsto um portal de notícias para organizar e disponibilizar todas as indicações dos melhores locais da cidade. “Não queremos vender imóveis, queremos vender Torres”, finaliza Matheus. Todas as dicas e indicações do Descubra Torres estão disponíveis em www.descubratorres.com.br