Infraero realiza entrega da primeira fase de obras no Aeroporto Regional de Torres

Primeiro pacote de obras estruturais e melhorias no Aeroporto Regional de Torres foi entregue em evento nesta segunda (02). Foram mais de R$ 22 milhões em investimentos já realizados, segundo destaca Prefeitura de Torres

2 de dezembro de 2024

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária  (Infraero), realizou na tarde desta segunda-feira (02), a entrega do primeiro pacote de obras estruturais e melhorias no Aeroporto Regional de Torres. Segundo a municipalidade de Torres, foram investidos nesta primeira etapa aproximadamente R$ 22 milhões. Devido as condições climáticas em Canela na Serra Gaúcha, não possibilitarem o voo das autoridades até Torres, o Presidente da Infreaero, Rogério Amado Barzellay e o Diretor da Secretaria Extraordinária de Reconstrução do RS, Milton Zuanazi, não puderam se fazer presente.

O Prefeito de Torres, Carlos Souza, como anfitrião, acompanhado da primeira-dama, Susi Souza, receberam as autoridades – como o representante da Infraero em Torres, Gessilnei Gomes; o Presidente da Amlinorte, Marcos Bassani; o Diretor da Secretaria Estadual Aeroportuária, Marcelo Canossa; e o Deputado Estadual Luciano Silveira.

 

Outorga à Infraero e obras

O Aeroporto de Torres foi outorgado à Infraero no dia 2 de setembro de 2024, e na data de hoje, dia 2 de dezembro a empresa entrega o pacote de melhorias. São 9 metros de largura a mais na pista de taxiamento, possibilitando a operação de aeronaves maiores, com mais cinco posições de estacionamento de aeronaves no pátio e uma para helicópteros. Além disso, foi instalado em ambas as cabeceiras  o ‘PAPI’, um sistema de luzes para auxiliar pilotos em operações de pouco visual.

“A segunda etapa das obras continua com a edificação de um muro em áreas mais sensíveis, e a construção de uma via de inspeção nos limites patrimoniais do Aeroporto, com previsão de conclusão no início do próximo ano. Há ainda Recapeamento da pista do pátio”, destaca a comunicação da Prefeitura de Torres.

Também participarem do evento os secretários municipais, prefeitos da região, como de Canela, Constantino Orsolin; de Imbé, Ique Vedovato; de Pinhal, Márcia Tedesco; de Arroio do Sal em exercício, Zeca Martins; o Presidente da FGB, Rogério Daitx; do Movimento Decola RS, Fabiano Brogni; Diretor da Ulbra Torres, Diego Gomes; Presidente da CDL Torres, Patricia Candido; representando o Fórum Empresarial, Evaldo Maggi; da Associação de Hotéis de Torres, Roberto Camarão; Assessor Superior da Presidência – BRDE, Raphael Ayub; Vereador Igor Beretta; além de prefeitos eleitos para as próximas gestões municipais (incluindo o futuro prefeito de Torres, Delci Dimer, e seu vice André Pozzi – além de Luciano Pinto, de Arroio do Sal).

Balonismo e Aeroporto

 Um dos assuntos que se debate na cidade é a respeito do espaço aéreo, com aviões, helicóptero e balões de ar quente (Torres é capital Nacional do Balonismo) dividindo o mesmo espaço. Para a Rádio Maristela, o responsável da Infraero em Torres, Gessilnei  Gomes, garante que nada mudará. “Na verdade, não muda nada. Nós somos parceiros. Balonismo, Paraquedismo, são todos parceiros da Infraero. Viemos para somar”, afirma Gomes.

Para o presidente da Federação Gaúcha de Balonismo, Rogério Daitx, a parceria com a Infraero facilita o trabalho de todos. “Então, tudo na aeronáutica pode ser controlado e quando ela é bem coordenada, é tranquilo de operar. O balonismo agora, então ele é efetivado com uma cena permanente. Facilita bastante porque os horários que foi no passado, a prática do balonismo, que é o amanhecer e o entardecer, então facilita bastante as demais aeronaves que vão se aproximar de Torres, vão saber dessa informação, então facilita bastante para nós, é segurança para todos, e como mencionei, tudo coordenado facilita bastante”, afirma Daitx.

Futuro prefeito de Torres, Delci Dimer, e seu vice André Pozzi, marcaram presença no evento

 

*Com informações de Prefeitura de Torres e Rádio Maristela

**FOTOS – com Prefeitura de Torres e Instagram


Publicado em: Economia






Veja Também





Links Patrocinados