Nesta última segunda-feira, 30 de setembro, o prefeito de Torres, Carlos Souza assinou a ordem de serviço para início das obras de recuperação dos Molhes. O ato ocorreu no local das obras, quando o prefeito e equipe verificavam a situação da área. Com recursos próprios da Prefeitura, a obra será executada pela empresa vencedora da licitação, a Dalfovo Construtora Ltda, de Caxias do Sul. O projeto de recuperação dos Molhes do Rio Mampituba compreende a recuperação das áreas onde houve erosão, após essa etapa será iniciado o projeto de revitalização.
A previsão para conclusão dos trabalhos é de três meses, conforme a prefeitura de Torres. Na quarta-feira, máquinas já iniciavam o trabalho de recuperação do local. Ressaltando que o trabalho diz respeito apenas aos molhes de Torres, uma vez que a gestão dos molhes do Passo de Torres são de responsabilidade do município catarinense.
“Finalmente, a antiga demanda de recuperação da passarela feita no início dos anos 70, para facilitar a entrada e saída das embarcações, vai receber atenção de uma administração municipal. Finalmente, irá ganhar a recuperação merecida”, comemorou a assessoria do prefeito Carlos Souza. Recentemente , o prefeito acompanhado dos técnicos da Secretaria de Planejamento, fizeram visita ao local. As obras de Recuperação e Revitalização dos Molhes na Praia Grande, estão dentro do pacote de Obras e Infraestrutura Urbana e Turística – Transforma Torres. O valor da obra é de R$ 294.600,00.
O projeto de recuperação dos molhes do Rio Mampituba em Torres compreende a recuperação com pedras de ‘enrocamento’ nas áreas onde os taludes foram erodidos, e paralelamente, a colocação de rachão, “permitindo possibilidade de avanço das máquinas na extensão dos molhes onde hoje está inacessível o trânsito de equipamentos para execução dos trabalhos”, ressalta a assessoria do prefeito Carlos . A intervenção nos Molhes será focada na área onde houve erosão dos taludes devido a ação das águas.
Reclamações e acidentes no local
No último dia 25 de setembro, um cidadão torrense fez um vídeo junto aos Molhes do Rio Mampituba em Torres – mostrando a extrema dificuldade que pessoas cadeirantes passam ao tentar acessar o local. O vídeo repercutiu nas redes sociais, com pessoas questionando a situação dos Molhes e a demora da iniciativa pública em tomar providências quanto ao local.
Além disso, o jornal A FOLHA já noticiou alguns acidentes – inclusive com alguma gravidade – ocorridos por turistas desavisados que tentam caminhar pelas pedras irregulares dos Molhes e acabam se machucando.