Quando falamos de responsabilidade assistencial, social e fiscal na área da saúde, o Instituto Brasileiro de Saúde (IBSAÚDE), que atua há mais de 18 anos no setor, torna-se padrão de referência nacional. Na relação com os gestores, como se pode constatar em seus exemplos, preza pelo comprometimento com a comunidade, atuando sempre em parceira e apoiando projetos locais onde o protagonista é o gestor público.
Respeito com os colaboradores: Em seu modelo de gestão e também como exemplo, o Instituto, que atualmente conta com cerca de 2 mil colaboradores diretos (CLTs), já anunciou esta semana o pagamento dos salários do mês de Agosto, antes do fechamento do mês trabalhado, o que representa uma injeção de mais de R$ 6.5 milhões de reais na economia gaúcha. Com isso, registra uma marca impressionante de 100% dos pagamentos realizados em dia.
Conforme comprova em suas certidões, a organização mantém pagamentos de obrigações fiscais e tributárias rigorosamente atualizados. Segundo o grupo, “mais do que números, é uma garantia de que cada recurso é aplicado com seriedade e propósito”. Este compromisso também é evidente com seus fornecedores, na gestão de compras que são abertas com transparência e utilizam ferramentas reconhecidas pelos órgãos fiscalizadores competentes.
Excelência em atendimento: Presente em 11 municípios do RS e qualificado em oito Estados Brasileiros, o IBSAÚDE administra Hospitais, SAMU, Policlínicas, UBSs e UPAs, entre elas a maior do RS, a UPA Airton Varella, em Rio Grande (foto), localizada no sul do Estado e que ultrapassa 10 mil atendimentos mês com excelência.
Soluções tecnológicas a serviço da Saúde: Através do IBHealthTech, o braço tecnológico da instituição, redefine a maneira como a tecnologia pode servir à saúde, garantindo um atendimento mais ágil, eficiente e seguro. Enquanto muitas instituições ainda buscam maneiras de integrar a tecnologia, o IBSAÚDE já é uma realidade nesse cenário. Um exemplo são o Alô IBSAÚDE (aplicativo de telemedicina e delivery de medicamentos especiais) e CoreSUS IBSAÚDE, plataforma de regulação para Estados e municípios.
Responsabilidade Social: Uma verdadeira missão social acontece além dos muros das Unidades do IBSAÚDE. A responsabilidade social no âmbito da saúde não é vista isoladamente, mas inerente ao desenvolvimento humano. No caso do IBSAÚDE, essa premissa é levada a sério, onde cada ação empreendida sob a bandeira da responsabilidade social tem como objetivo último potencializar o desenvolvimento humano e a promoção da saúde – não previstos em contrato, mas executados como contrapartida espontânea e desenvolvidos pelo Instituto nas comunidades atendidas. Isso envolve desde campanhas, doações, iniciativas de capacitação de pessoal e programas que buscam estreitar o relacionamento com as comunidades, promovendo não só saúde física, mas bem-estar integral. A organização age como catalisadora de avanços sociais mais amplos, influenciando positivamente aspectos como educação, consciência cívica e mobilização comunitária.
Grupo qualificado: Uma das premissas do Instituto é a expertise de seus membros e grupos técnicos. Atuantes em todas as áreas do saber, o IBSAÚDE mantém um time de profissionais altamente capacitados e com experiências e resultados de excelência em seus campos de ação. O grupo é composto por ex-secretários de saúde, dois ex-ministros de Estado, entre eles o Dr. Alceni Guerra, atual superintendente assistencial do Instituo, bem como professores, mestres e doutores, pesquisadores nacionais e internacionais.
Possui um organograma amplo e complexo e termos de cooperação técnica e projetos globais em parceria com instituições como a Universidade Autónoma de Lisboa, Universidade Federal do RS, Comunidade dos Países Africanos de Língua Portuguesa (CPLP), Ministérios da Saúde e das Relações Exteriores, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Conasems, entre outras.
Ao olhar para o IBSAÚDE, não estamos apenas focando uma instituição, mas sim um padrão de excelência em saúde, que trabalha incansavelmente há mais de 18 anos para superar os desafios do setor e garantir que cada paciente seja tratado com a dignidade e cuidado que merece. Mais informações no site: www.ibsaude.org.br .