Integrantes do projeto escolar torrense Primeiros Socorros compartilham experiência sobre a Lei Lucas

Além disso, no mês de maio, em que se celebrou o Dia Internacional dos Museus (fixado no dia 18 de maio), foi promovida uma visita dos integrantes do Projeto Primeiros Socorros ao Museu de Taxidermia da UNESC

7 de junho de 2024

No dia 28 de maio, representantes do Projeto ‘Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas ‘esteve no município de Caraá, no Litoral Norte, com a finalidade de apresentar o trabalho realizado no Projeto com relação à Lei Lucas, aos professores da rede municipal deste município, aceitando o convite do secretário de Educação de Caará, Marcelo Pacheco, ao secretário de Torres, Alceu de Matos Scheffer. A equipe passou o dia em Caraá, fazendo treinamento e trocando informações.

A lei Lucas, é a lei Federal nº 13.722, onde professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico deverão ser capacitados em primeiros socorros. A Lei tem o nome de Lucas Begalli que aos dez anos perdeu a vida em uma excursão da escola que frequentava, em Campinas. Ele faleceu por asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos – por não ter recebido os primeiros socorros de forma rápida e adequada.

Além disso, no mês em que se celebrou o Dia Internacional dos Museus (fixado no dia 18 de maio), a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma visita dos integrantes do Projeto Primeiros Socorros ao Museu de Taxidermia da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), com a finalidade de conhecer o Museu e também o Campus.

Para a comemoração deste ano, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) escolheu o tema “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. O objetivo foi promover um debate global sobre as formas de repensar os museus no futuro, o que envolve fortalecer seus vínculos com a comunidade.

 

300 alunos já inscritos no projeto em 2024

Em 2024, p Projeto Primeiros Socorros conta com 300 alunos inscritos em seis escolas do município, que foram divididos em equipes, para conhecer o Museu. São estas as escolas integrantes: EMF Alcino Pedro Rodrigues, Zona Sul, Professor Manoel Ferreira Porto, Professor Manoel Oliveira Carneiro, Santa Rita e Mampituba. O projeto tem a coordenação da professora Andrea Mello e da turismóloga Helenita Cagliari. (FONTE – Prefeitura de Torres)


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados