Desde agosto, a equipe de vigilância ambiental do município está realizando uma operação intensiva, batizada de “Operação Terreno Limpo”, com o objetivo de notificar proprietários de terrenos baldios para garantir a limpeza dessas áreas e prevenir problemas de saúde pública, como a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e o surgimento de animais peçonhentos.
Até o momento, mais de 600 notificações já foram emitidas, e muitos proprietários já atenderam às exigências, realizando a limpeza dos terrenos. “Estamos vendo resultados positivos. Essa ação é fundamental para garantir que os terrenos não se tornem focos de doenças e de animais peçonhentos”, afirmou Lasier França, diretor de Vigilância em Saúde do município.
A metodologia empregada pela equipe de vigilância envolve a visita de agentes de endemias aos locais. Eles constatam a situação dos terrenos, verificando a presença de lixo acumulado e mato alto. Em seguida, fotografam as áreas e identificam os proprietários por meio do cadastro imobiliário municipal. Após essa verificação, uma notificação é enviada ao endereço de correspondência do proprietário, solicitando a limpeza.
Caso o proprietário não atenda às exigências, é aplicada uma penalidade de multa, no valor de 2 Unidades Fiscais Municipais (UFM), equivalente a aproximadamente R$ 900,00. (FONTE – Prefeitura de Torres)