Intercambistas do Rotary de vários países estiveram visitando Torres

Eles ouvem músicas do país do outro, trocam experiências sobre estilos de dança, costumes, gostos e tradições

24 de outubro de 2023

Com o objetivo de fomentar a compreensão mundial por intermédio de experiências interculturais, o Distrito Rotário da região de Torres promoveu, no feriadão do dia de 12, o 2º CAMP – LITORAL. O evento foi formatado para os Intercambistas rotarianos de todo o planeta, que chegaram ao Brasil em agosto deste ano, através do Comitê de Intercâmbio do Rotary Internacional.

Foi oportunizado aos jovens Inbounds dos diversos países: Hungria, França, Panamá, Bélgica, Índia, Turquia, Venezuela, México, Colômbia, EUA, Romênia, Finlândia e Taiwan, além de residentes no Brasil para conhecer o litoral gaúcho – Tramandaí e Torres.

 

Conhecendo Torres e Tramandaí

Em Tramandaí, dentre várias atividades, o grupo fez visita ao Parque Osório, Plataforma de Pesca, Museu e Casa das Armas. E na noite do dia 12 chegaram a Torres, onde foram recepcionados pelo representante do Rotary local. Na cidade, permaneceram até a manhã do dia 15 de outubro, conhecendo as belezas naturais da “Mais Bela Praia do RS”.

 

Grande programação em Torres

Em Torres, a programação aos Intercambistas foi intensa. Conheceram a Prainha, Praia Grande, Praia dos Molhes, Praia da Cal, Praia da Guarita e o Morro do Farol. Muitas caminhadas, trilhas, subidas em morros, fotos, piquenique, futebol… Inclusive, alguns se encorajaram e tomaram banho de mar. “A alegria pairava no ar”, diz a comunicação do Rotary. “O que mais eles apreciam são os momentos juntos. É que estando em cidades diferentes, como nestes   eventos do Intercâmbio, os estrangeiros acabam estreitando cada vez mais os laços de amizade entre si, além de fazerem novas amizades oriundas dos lugares onde passam”.

Durante os passeios dos intercambistas, pessoas na praia e comércio notavam a comunicação em língua diferente e puxavam conversa com os jovens, fomentando a relação entre pessoas de países diferentes dentro de Torres. Contam, por exemplo, que encontraram na Praia da Cal uma senhora que percebeu a fala em francês e aproximou-se puxando uma conversa na língua, o que foi apreciado pelas intercambistas da França.

Durante uma tarde de caminhada, ainda em Torres houve uma parada nos quiosques a beira mar para apreciar as delícias da culinária locais: crepes – salgados e doces, açaí, sorvete, picolé, água de coco… Os comentários dos intercambistas foram de estarem achando tudo muito bom. Inclusive, no geral, este grupo afirma estar apreciando muito a comida brasileira, embora os jovens do México e da Colômbia ainda optem por acrescentar pimenta forte aos pratos locais…

Na visita ao comércio, os pedidos dos jovens eram muitos para comprar camiseta da Seleção Brasileira, do Grêmio e do Inter, uns presentinhos para si e para a família.

 

Diversidade de culturas é o ponto alto

Os associados dos Rotary Clubes de Tramandaí e de Torres fizeram uma acolhida calorosa na chegada dos intercambistas e durante os passeios. “Realmente esses encontros com novas pessoas e os intercambistas são experiências de uma riqueza que não há como descrever. Eles ouvem músicas do país do outro, trocam estilos de dança, de costumes, de gostos e de tradições. O grupo, com trocas e atividades prazerosas, acaba criando uma espécie de nova cultura, além de se adaptar naturalmente às culturas gaúcha e brasileira” concluí uma nota da coordenação do Rotary da região.


Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados