O jornalista e historiador Nelson Adams Filho apresenta sua nova pesquisa/livro neste sábado, dia 4 de janeiro, a partir das 19 horas, na Livraria Super Livros, av. Barão do Rio Branco, 132. O livro Guerra Cisplatina – Planos das Províncias Unidas do Prata – Tomar e Ocupar Santa Catarina e Torná-la República é o título da vez.
A obra, com selo da Super Livros, trata de uma pesquisa inédita sobre a Guerra Cisplatina (1825 – 1828) entre as Províncias Unidas do Prata/Argentina e o Império do Brasil em disputa da Província Cisplatina, que neste período pertencia ao Brasil. Adams Filho encontrou dentre os documentos da guerra um plano para sublevar os mercenários alemães que se encontravam no Rio de Janeiro – de 1300 a 1500 soldados – a serviço do Império, transportá-los à Província de Santa Catarina com objetivo de transformá-la numa República. Esse plano compunha-se também de uma ação de sequestro ao Imperador Pedro I. Toda essa documentação o historiador Nelson Adams Filho localizou no Arquivo General de La Nación Argentina, em Buenos Aires, além de outras fontes. Objetivo maior das Províncias do Prata era seccionar o Império do Brasil em diversas repúblicas, iniciando por Santa Catarina. Na América do Sul apenas o Brasil era monárquico; as demais nações repúblicas.
A Guerra Cisplatina, com a participação da Inglaterra, provocou cerca de 10 mil mortes, além de milhares de mutilados, o que na época – entre 1825/1828 – representava um elevado número diante da população do Império do Brasil de cerca de 5 milhões de habitantes. Resultou na constituição da República Oriental do Uruguai.
Toda essa trama militar e logística é abordada nesta pesquisa de Nelson Adams Filho com base em fontes históricas. Já à venda nas Livraria. A edição é da Super Livros
O Jornalista/historiador torrense Nelson Adams Filho, antes de ser o escritor – já destacado pelo assunto abordado e o bom texto foi dono do jornal Gazeta, que circulou por várias dezenas de anos na cidade de Torres.
.