Finanças não deve ser só assunto da vida de adultos, deve também fazer parte do universo de crianças, adolescentes e jovens. É o que indica especialistas que apostam na educação financeira, empreendedora e na empregabilidade em vista de adultos mais conscientes e preparados para a vida. Para o secretário de Educação de Arroio do Sal, Diego Dias, “saber administrar o próprio dinheiro, obter noções de empreendedorismo e de empregabilidade são vantagens interessantes do cultivo desses temas como forma complementar do ensino escolar.
Essa é a proposta da “Oficina Educação Financeira, Empreendedorismo e Empregabilidade”, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, por meio da Secretaria de Educação, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com recursos do Projeto Multiesportivo e Cultural (PROMEC). A iniciativa é voltada aos alunos da rede de ensino municipal, de forma gratuita e, durante a pandemia, totalmente online. Em 2021 – segundo ano de realização da Oficina – 20 alunos recebem os certificados de conclusão de curso. Nova turma iniciará em meados de agosto e as inscrições estão disponíveis nas escolas de Arroio do Sal (vagas limitadas).
O administrador Valdonir Gonçalves dos Santos (Nito), da Nito Consultoria e Assessoria Empresarial, contratado pela CDL para conduzir o processo de capacitação, esteve no gabinete do prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), para a assinatura dos certificados, na terça-feira (06 de julho). De acordo com o prefeito Bolão, é uma enorme satisfação assinar cada certificado, justamente por se tratar de uma iniciativa que acredita ser um caminho promissor para as crianças, adolescentes e jovens.
A mãe de alunos que concluíram o curso no primeiro semestre de 2021, Claudia Juliana Fernandes, conta com satisfação a experiência que acompanhou de perto com os dois filhos participando dos estudos. “Meus filhos não tinham noção sobre economia. Desde a economia com a energia das lâmpadas, do chuveiro, como funciona o cartão de crédito, sobre juros e outros assuntos do dia-a-dia. E tudo isso eles aprenderam no curso”, garante Claudia, afirmando que a Oficina é bem proveitosa para a educação dos filhos.
A Oficina é voltada para alunos do 6º ao 9º ano, em todas as escolas municipais de Arroio do Sal. Para participar, o estudante deve procurar a direção da escola e manifestar interesse. As aulas, enquanto perdurar a pandemia, serão online, por meio de vídeos, troca de mensagens pelo WhatsApp, apostila e acesso a uma plataforma do curso.