TORRES – O Programa Municipal de Combate à Dengue realizou o 2º LIRAa de 2022 (Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti), que apontou médio risco de infestação predial por Aedes aegypti em Torres. Os atuais dados foram coletados de 13 a 27 de maio em todos os bairros da cidade, totalizando 1478 imóveis visitados.
Centro, Igra Norte, Stan, Vila São João e Centenário são os bairros com a maior quantidade de focos do mosquito. Como principais criadouros (recipientes que acumulam água e colaboram para a proliferação das larvas), estão depósitos a nível do solo, latas, pratos embaixo de vasos de planta, pneus, garrafas, lixo doméstico e de construção.
“Diante do resultado do LIRAa, o serviço intensificará os trabalhos, por exemplo com as visitas e orientações nos locais com maiores focos. Contudo é necessário lembrar que a colaboração de toda a comunidade é essencial para que a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela seja eficaz”, avisa a Prefeitura de Torres.
As visitas domiciliares também continuam, sendo muito importante que a população abra as portas dos seus imóveis para os agentes de combate a endemias. Eles tanto realizam o tratamento com larvicida (quando necessário) quanto informam e mobilizam os moradores para atuar conjuntamente com o poder público.
A equipe de Agentes de Endemias da Vigilância Ambiental em Saúde está visitando nesta semana as obras da construção civil em diversos bairros de Torres. Os profissionais estão visitando e orientando obras de prédios e residências em busca de focos do mosquito da dengue. O trabalho vai se estender até o final da semana.