Na noite de quarta-feira (14 de janeiro), no CTG Porteira Gaúcha, em Torres, o Partido Progressistas do RS reuniu prefeitos e lideranças regionais do Litoral Norte em torno da formalização de apoio ao nome de Ernani Polo para representar a agremiação como pré-candidato à governador do Estado na eleição que ocorre neste 2026.
O deputado estadual, que tem grande representação na região, se retirou de seu cargo de secretário do governo Eduardo Leite (era secretaria de Desenvolvimento Econômico Leite do RS) e passou prontamente a militar junto as lideranças do partido no interior do RS por sua vontade de ser o formal representante ao cargo.
No encontro em Torres, conforme informações do ex-prefeito da cidade, Carlos Souza, ‘o dia foi histórico’ pela forte declaração de várias lideranças regionais de apoio à candidatura de Polo. “Sua história e trajetória política nos levam a crer que o Partido Progressistas tem um nome à altura do cargo e que tem o que o Rio Grande Do Sul precisa para avançar nas políticas pública importantes e necessárias”, disse Carlos sobre o encontro local.
Segundo informações repassadas, estivaram presentes em torno de 200 pessoas, entre lideranças e apoiadores do PP e da candidatura promovida dentro do partido. Dentre nomes conhecidos e que usaram o palanque para suas falas estavam presentes: o presidente do PP de Torres Nasser Samhan; o líder do partido no Litoral Norte, ex-prefeito de Terra de Areia, Pardal; o ex-prefeito de Torres, Carlos Souza; o vereador torrense Gimi Vidal, representando os vereadores eleitos de Torres; a prefeita de Três Cachoeiras, Fabiana Leffa; o prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios; o deputado estadual Marcos Vinícius; o deputado federal Pedro Westphalen; e o recém empossado no lugar de Polo (como secretário de Desenvolvimento Econômico do RS), o ex-prefeito de Morrinhos do Sul Leandro Evaldt.
Segundo a assessoria do PP regional, “todas as falas foram no sentido de apoio à candidatura de Ernani à cadeira de governador no partido”, o que (para o grupo que lidera esse apoio) “se trata de ter chegado a hora do PP ser protagonista no pleito”, por isso merece ter consequentemente um “candidato próprio ao governo através do deputado e ex-secretário Ernani Polo”.
Também foi destacado que o público presente representava varias cidades do Litoral Norte, o que levou muita gente de toda a região, como de Morrinhos do Sul, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Três Cachoeiras, Capão da Canoa e Terra de Areia, dentre outras. Lá estavam também muitas lideranças locais através de vereadores e secretários municipais de prefeituras chefiadas pelo PP na região.
Disputa interna
Já no ano passado o deputado Covatti Filho anunciou, informalmente, a formalização do seu nome como representante da agremiação no pleito a governador. Mas ventila-se dentro do partido que a intenção desta candidatura de “Covatinho” seria no sentido de coligar-se em torno da chapa do nome do Partido Liberal, o Tenente-Coronel Zucco, que seria (pela mesma corrente) o nome de cabeça da chapa ao governo – situação que o grupo de pepistas que apoia Polo não concorda.






