Lideranças do PP na região de Torres manifestam apoio a pré-candidatura de Ernani Polo para governador

Deputado ocupou cadeira de Secretário no atual governo do RS, da qual abriu mão para lutar pelo apoio ao seu nome ao governo dentro da agremiação

19 de janeiro de 2026

Na noite de quarta-feira (14 de janeiro), no CTG Porteira Gaúcha, em Torres, o Partido Progressistas do RS reuniu prefeitos e lideranças regionais do Litoral Norte em torno da formalização de apoio ao nome de Ernani Polo para representar a agremiação como pré-candidato à governador do Estado na eleição que ocorre neste 2026.

O deputado estadual, que tem grande representação na região, se retirou de seu cargo de secretário do governo Eduardo Leite (era secretaria de Desenvolvimento Econômico Leite do RS) e passou prontamente a militar junto as lideranças do partido no interior do RS por sua vontade de ser o formal representante ao cargo.

Anúncio 1

No encontro em Torres, conforme informações do ex-prefeito da cidade, Carlos Souza, ‘o dia foi histórico’ pela forte declaração de várias lideranças regionais de apoio à candidatura de Polo. “Sua história e trajetória política nos levam a crer que o Partido Progressistas tem um nome à altura do cargo e que tem o que o Rio Grande Do Sul precisa para avançar nas políticas pública importantes e necessárias”, disse Carlos sobre o encontro local.

Segundo informações repassadas, estivaram presentes em torno de 200 pessoas, entre lideranças e apoiadores do PP e da candidatura promovida dentro do partido. Dentre nomes conhecidos e que usaram o palanque para suas falas estavam presentes: o presidente do PP de Torres Nasser Samhan; o líder do partido no Litoral Norte, ex-prefeito de Terra de Areia, Pardal; o ex-prefeito de Torres, Carlos Souza; o vereador torrense Gimi Vidal, representando os vereadores eleitos de Torres; a prefeita de Três Cachoeiras, Fabiana Leffa; o prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios; o deputado estadual Marcos Vinícius; o deputado federal Pedro Westphalen; e o recém empossado no lugar de Polo (como secretário de Desenvolvimento Econômico do RS), o ex-prefeito de Morrinhos do Sul Leandro Evaldt.

Anúncio Slider Meio

Segundo a assessoria do PP regional, “todas as falas foram no sentido de apoio à candidatura de Ernani à cadeira de governador no partido”, o que (para o grupo que lidera esse apoio) “se trata de ter chegado a hora do PP ser protagonista no pleito”, por isso merece ter consequentemente um “candidato próprio ao governo através do deputado e ex-secretário Ernani Polo”.

Também foi destacado que o público presente representava varias cidades do Litoral Norte, o que levou muita gente de toda a região, como de Morrinhos do Sul, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Três Cachoeiras, Capão da Canoa e Terra de Areia, dentre outras. Lá estavam também muitas lideranças locais através de vereadores e secretários municipais de prefeituras chefiadas pelo PP na região.

 

Disputa interna

Já no ano passado o deputado Covatti Filho anunciou, informalmente, a formalização do seu nome como representante da agremiação no pleito a governador. Mas ventila-se dentro do partido que a intenção desta candidatura de “Covatinho” seria no sentido de coligar-se em torno da chapa do nome do Partido Liberal, o Tenente-Coronel Zucco, que seria (pela mesma corrente) o nome de cabeça da chapa ao governo – situação que o grupo de pepistas que apoia Polo não concorda.

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados