As 197 guaritas dos guarda-vidas nas praias estão em processo de reformas visando o veraneio, de acordo com a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), em levantamento para o Correio do Povo.
Segundo as informações repassadas pelo Correio na terça (17), em Torres há 24 guaritas, das quais cinco estão sendo reformadas, e seis refeitas. Em Arroio do Sal, há o mesmo número, e todas foram revitalizadas, faltando a pintura. Duas estão na praia Santa Rita, em Terra de Areia, ambas em processo de manutenção. 31 guaritas ficam em Capão da Canoa, igualmente todas em manutenção.
Já em Xangri-Lá, são 25, a totalidade em estado de novas, diz a Amlinorte, pois foram instaladas há dois anos. Em Osório, nos balneários de Atlântida Sul e Mariápolis, são quatro em manutenção. 28 estão situadas em Imbé, sendo quatro em construção e 24 em condições de uso. Em Tramandaí, são 33 guaritas também em manutenção. No município de Cidreira, existem 19 guaritas, todas na mesma situação. Balneário Pinhal tem 16, todas em manutenção e pintura.
Em Quintão, no município de Palmares do Sul, existem 13, com quatro necessitando de reformas. Já em Mostardas, há três, reformadas e prontas para o verão, observa a associação.
100% das guaritas prontas até dia 20/12
Para o major Daniel Moreno, coordenador operacional da Operação Verão Total, do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), 100% das guaritas estarão prontas para a atuação dos militares a partir do dia 20/12, quando todo o efetivo previsto para a operação estará no litoral e águas abrigadas no Estado.
“Temos muitas guaritas, na realidade, a maior densidade de cobertura de equipamentos do tipo para guarda-vidas do mundo. Você sobe para Santa Catarina e pode ver, por exemplo, que elas estão a cerca de um quilômetro de distância uma da outra”, apontou ele. Ainda segundo o major, além dos investimentos estaduais, o mar do Rio Grande do Sul tem uma característica de ser aberto e não ter recortes geográficos, favorecendo a atuação dos ventos e, portanto, sendo relativamente perigoso para o banho. Por isso, temos atuação redobrada”, comentou ele.