Após análise da Defesa Civil estadual houve redução de 397 para 46 no número de municípios gaúchos classificados na condição de calamidade pública, já em situação de emergência são 320 municípios. Conforme o órgão, nos primeiros dias da catástrofe, todos os municípios que reportaram danos de chuvas foram sumariamente colocados em estado de calamidade, sem análise prévia. A classificação permitiu que o Estado destinasse legalmente recursos diretamente aos municípios, sem contrapartidas.
Contudo, após os primeiros repasses, segundo a Defesa Civil, é obrigação do Estado analisar caso a caso, em respeito às normas existentes, classificando os municípios conforme os danos reportados. A mudança de status – para mais ou para menos nos níveis de desastre – não chegou ao fim. Nos próximos dias, o governo do Estado deverá publicar novas atualizações da lista de calamidade e de emergência conforme avançarem as análises.
No litoral Norte não há nenhum município em estado de calamidade e 8 estavam em situação de emergência até a manhã de quarta-feira (15).
Confira os municípios do litoral Norte em situação de emergência (até 15/05)
Balneário Pinhal
Capivari do Sul
Dom Pedro de Alcântara
Itati
Maquiné
Palmares do Sul
Santo Antônio da Patrulha
Três Forquilhas