Aqui em Torres, cenas no mínimo curiosas tem ocorrido recentemente: lontras têm sido avistadas caminhando em calçadas e no meio de diversas ruas. Alguns casos tem sido relatados nos arredores da Lagoa do Violão e em ruas da Praia da Cal – e os animais também já teriam sido vistos até em locais mais urbanizados, como na Avenida José Bonifácio e Avenida Alfieiro Zanardi.
O fato de lontras serem encontradas na Lagoa do Violão não é novidade em Torres. Mas conforme alerta o Grupo Guardiões da Natureza de Torres, o avanço das cidades sobre o habitat destes animais fez com que eles acabem se arriscando em ambientes urbanizados. ““Porque as lontras e outros animais silvestres vieram ‘morar’ na cidade? Essa é uma pergunta equivocada. Na verdade, foram as cidades que chegaram até os animais silvestres. As lontras, assim como as capivaras, estão tentando sobreviver, em meio a civilização turbulenta e muitas vezes quase nada civilizada”.
O grupo afirma que, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza, a lontra está classificada atualmente na categoria de “quase ameaçada” devido a espécie ter sido vítima de caça por longo tempo e por causa do desmatamento, da poluição e extinção de áreas naturais. “Apesar de não estar classificada como ameaçada de extinção, essa espécie necessita atenção, pois a população de lontras vem diminuindo significativamente mostrando assim que em anos próximos poderá passar a ser catalogada como espécie ameaçada de extinção, se medidas de preservação não forem adotadas”.